Mercedes-Benz EQS vai estrear supertela que recobre painel

Mercedes-Benz EQS vai estrear supertela que recobre painel

Mercedes-Benz EQS vai estrear supertela que recobre painel
Mercedes-EQ. MBUX Hyperscreen

O Mercedes-Benz EQS, futuro sedã totalmente elétrico da marca – que ainda não tem data de lançamento confirmada – será o primeiro a trazer a inovadora central multimídia MBUX Hyperscreen, que chama a atenção por ocupar todo o painel na cabine do veículo. Mas, apesar da aparência, na verdade o equipamento possui três grandes monitores: o do motorista, um central e outro exclusivo para o passageiro dianteiro. O conjunto, segundo a montadora, possui 141 cm de largura e é feito de um material resistente a riscos e arranhões, além de facilitar a limpeza e contar com sensores que ajustam automaticamente o brilho das telas às condições de luminosidade.

Desenvolvido a partir do MBUX (Mercedes-Benz User Experience) lançado no Classe A em 2018, o MBUX Hyperscreen promete revolucionar os sistemas multimídia por meio da inteligência artificial. Se um dos condutores frequentes do carro (podem ser até sete) costuma telefonar para um amigo todos os dias em um determinado horário, por exemplo, o sistema vai passar a perguntar se o motorista deseja realizar a chamada naquele horário. Outra funcionalidade: se em seu trajeto diário existe uma lombada ou redutor de velocidade, o sistema vai memorizar a localização por meio do GPS e assim que chegar ao local, vai aumentar a altura da suspensão pneumática do carro, permitindo transpor o obstáculo com mais facilidade.

De acordo com a fabricante, as pesquisas com consumidores indicaram que as principais funcionalidades utilizadas nos sistemas multimídia são navegação, rádio/mídia e telefonia. Por isso, o comando do sistema de navegação aparece sempre no centro da tela principal, facilitando o acesso (aúdio e telefone são acionados por meio dos comandos no volante). Diversas outras funções, como alerta de datas importantes e lista de tarefas a fazer podem ser incorporadas, desde que sejam relevantes ao cliente.

“O MBUX Hyperscreen é ao mesmo tempo o cérebro e o sistema nervoso do carro”, explicou Sajjad Khan, diretor técnico da montadora. “O MBUX Hyperscreen consegue conhecer melhor o cliente aprendendo de forma contínua e disponibiliza uma oferta personalizada de infoentretenimento e operação antes mesmo que o ocupante tenha que clicar ou pesquisar em qualquer lugar”, completou.