Venda_de_carros_tem_crescimento_de_86_em_todo_o_Brasil_2[1]

Vendas de veículos seminovos e usados têm pequena retomada em maio

Data:
Autoria:
Fonte:

O varejo de veículos seminovos e usados registrou em maio uma leve retomada nas transações entre concessionárias e lojistas multimarcas no país. Segundo levantamento na plataforma de comercialização da Auto Avaliar, as primeiras três semanas do mês tiveram crescimento médio de 10% nas vendas.

De acordo com o estudo, que apurou as transações realizadas entre 3,2 mil concessionárias e cerca de 30 mil lojistas multimarcas no Brasil, na última semana de maio, porém, foi registrada uma queda de 18% em relação à semana anterior.

O levantamento mostra que, entre março e maio deste ano, houve uma queda média de quase 50% no volume de repasse de usados e seminovos entre concessionárias e lojistas. O período de maior recesso nas vendas aconteceu na última quinzena de março, chegando a 71% de retração entre os dias 30 de março e 5 de abril em comparação com a semana anterior.    

Já o crescimento do mercado de carros elétricos revela novos cenários de riscos. Os desafios incluem reparos mais complexos e caros, ameaças cibernéticas, e até mesmo fornecimento e descarte sustentáveis de componentes.

De acordo com um novo relatório da Allianz Global Corporate & Specialty (AGCS), “o futuro da mobilidade é claramente elétrico, mas a transição levará a uma mudança fundamental no risco para fabricantes, fornecedores e seguradoras e terá um impacto significativo no seguro de responsabilidade civil de produtos automotivos”.

A Agência Internacional de Energia (AIE) prevê que haverá mais de 100 milhões de carros elétricos nas ruas em 2030 – muito acima dos cerca de sete milhões que existem hoje – com vendas anuais de 20 milhões, impulsionadas pelo crescimento na China – já o maior mercado do mundo – União Europeia (segunda maior), Japão, Canadá, EUA e Índia, em particular.

Aqui no Brasil, por enquanto, o cenário é muito diferente dos outros países com uma frota pouco significativa. De acordo com a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) o número de carros elétricos no país é de cerca de 20 mil. Mas segundo previsão da Boston Consulting Group (BCG) em 2030 os carros elétricos vão representar 5% da frota brasileira, com vendas de 180 mil unidades ao ano.

notícias serviços

Artigos

Notícias do Mercado