Toyota BZ será a linha de elétricos com baterias de estado sólido

Toyota BZ será a linha de elétricos com baterias de estado sólido

A Toyota vai lançar uma série de carros elétricos nos próximos anos e eles serão identificados de uma forma diferente dos produtos tradicionais da marca japonesa. A série BZ (Beyond Zero) batizará essa gama, que terá como destaque design e baterias de estado sólido.

O Japão é um país que já domina a produção de baterias de estado sólido, tendo lançado o primeiro submarino com essa tecnologia em 2020 e a Toyota pretende ser a primeira a estrear algo semelhante no mercado automotivo.

O primeiro modelo será um crossover elétrico que chega em 2021, mas ele será um dos seis conceitos já apresentados pela Toyota, embora a mesma já tenha registrado pelo menos 10 nomes.

São eles: Toyota BZ1, Toyota BZ2, Toyota BZ3, Toyota BZ4, Toyota BZ5, Toyota BZ1X, Toyota BZ2X, Toyota BZ3X, Toyota BZ4X y Toyota BZ5X. Podemos imaginar que os modelos com final “X” serão crossovers e SUVs.

Além disso, a Toyota também registrou um BZX4X Concept, que pode dar origem ao irmão do Subaru Evoltis. Feitos sobre a plataforma eletrificada e-TNGA, a linha BZ deve ser produzida essencialmente no Japão e na China, inicialmente.

Contudo, com a eletrificação na Europa acelerando, a Toyota terá de produzir alguns desses modelos por lá também. Pelos conceitos já vistos em imagens oficiais, pelo menos metade é crossover e SUV, tendo ainda uma perua no meio.

De qualquer forma, a Toyota terá uma gama interessante com baterias de estado sólido. Essa tecnologia permite uma recarga lenta de minutos em uma célula com autonomia de 500 km.

Empresas como Sony e Panasonic estariam envolvidas no projeto que visa garantir muito mais autonomia e tempo de recarga extremamente reduzido, o que favorece viagens longas com paradas mínimas.

A e-TNGA terá motores dianteiros, traseiros ou nos dois eixos ao mesmo tempo, provendo tração AWD e melhor desempenho.