Tempo entre a captação e venda do carro usado sobe para 69 dias em maio

Tempo entre a captação e venda do carro usado sobe para 69 dias em maio

O tempo médio entre a captação e a venda de um carro usado atingiu 69 dias em maio, registrando um aumento de mais de 60% na comparação com os 42 dias de março, mês em que teve início a quarentena. A conclusão é do estudo Performance de Veículos Usados (PVU) 2020, produzido pela consultoria MegaDealer em parceria com a startup AutoAvaliar.

No caso de marcas premium como Audi, BMW, Land Rover, Mercedes-Benz, Subaru e Volvo, esse tempo em estoque chegou a 80 dias. O estudo PVU 2020 também aponta que a margem bruta em maio retornou para um patamar superior a 11% e o preço médio de venda no mês chegou a R$ 46.134 por unidade, o mais alto no ano.

Os números foram obtidos a partir de 650 mil operações analisadas em mais de 2 mil concessionárias. De acordo com a MegaDealer, enquanto a média de 2019 apontava mais de 153 mil avaliações e 41 mil captações por mês, em abril de 2020 esses números haviam caído, respectivamente, para 38,1 mil e 11,3 mil. A partir de maio, com a flexibilização da quarentena, reabertura parcial das concessionárias e Detrans, as avaliações subiram para 80 mil e as captações, para 19 mil.

Fábio Braga, country manager da MegaDealer no Brasil, ressalta a importância de administrar bem essa retomada, quando a gestão de estoques e do caixa para honrar as despesas é muito importante. “Se não for feito da maneira correta, pode dificultar as finanças da empresa”, diz. Dados atualizados da Fenabrave revelam que a venda de veículos leves usados no primeiro semestre caiu quase 35%.