Diversas redes do varejo, mesmo as que trabalham com lojas físicas, já estão enxergando as vantagens dos lockers

IMAGEM_NOTICIA_0[1]

Serviços por meio de lockers inteligentes têm crescido no Brasil

Data: 27-03-2020
Autoria: Redação Universo de Negócios
Fonte: Universo de Negócios

Os lockers inteligentes são voltados, a princípio, para o sistema de e-commerce e compras online. No sistema de guarda-volumes, após adquirir um produto, o cliente pode retirá-lo dentro de algumas horas, em um local pré-estabelecido, de preferência próximo de onde estiver, sem necessidade de pagar frete e sem o risco de sofrer com atrasos.

No Brasil, os comerciantes contam com incentivos diversos para adotar os serviços de lockers inteligentes, seja para diminuir a burocracia na entrega, facilitar a dinâmica para o cliente, driblar dificuldades com relação à segurança pública, entre outras questões que podem impedir que o produto chegue às mãos do cliente mais rápido.

O Diferencial dos lockers inteligentes está nas múltiplas possibilidades

O locker é um armário inteligente que possibilita a ampliação de pontos de coleta, para irem muito além da rede de lojas. Um posto de gasolina, estação de metrô, shopping e demais locais públicos podem se tornar um local de retirada.

Nesse sentido, os lockers são uma tendência de omnichannel (integração entre operações físicas e online), que gera múltiplas possibilidades, sempre levando em consideração a segurança.

Se trata de uma ferramenta que auxilia em operações de compras e vendas online, para que as entregas sejam realizadas de forma mais econômica e descentralizada. A questão da entrega representa um custo muito alto na hora de fazer uma transação online.

Além disso, no Brasil, os lockers podem representar uma solução para consumidores que vivem em regiões mais restritas, sendo uma alternativa de entrega para locais com zona de risco.

A solução da HandOver é o ecossistema de Lockers para o modelo Click & Collect, que permite o consumidor comprar online e retirar no locker através do aplicativo ou tela interativa instalada no próprio locker.

Dessa forma a logística não precisa levar o produto até o endereço de cada um dos consumidores. Portanto é possível reduzir tanto o preço quanto o prazo, e, se o cliente puder retirar o produto no Locker, a barreira de não ter quem o receba também é eliminado.

A HandOver também entrega os lockers como micro hub para Cross Docking para descentralizar a operação de Last Mile, buscando uma oportunidade de aumentar a eficiência operacional e reduzir custos da Last Mile Delivery.

O diferencial da HandOver é a tecnologia de IoT acoplada aos lockers que permitem escalabilidade da solução no compartilhamento entre diversos operadores logísticos e um software que permite integrar com a plataforma de e-commerce e logística.

O papel dos lockers inteligentes no futuro

A tecnologia dos lockers inteligentes está ajudando cada vez mais empresas a aumentarem suas vendas e facilitando a vida do cliente. Criar pontos de retirada para um negócio é uma das maneiras de evoluir para cenários mais inovadores quando o assunto é o futuro do varejo.

Diversas redes do varejo, mesmo as que trabalham com lojas físicas, já estão enxergando as vantagens dos lockers, como uma possibilidade de oferecer serviço diferenciado ao consumidor moderno, que busca inovações em um cenário que ainda apresenta dificuldades de lidar com a entrega de produtos.

Se trata de uma grande oportunidade para que os varejistas consigam evoluir em seus negócios ao adotar pontos de retirada com lockers inteligentes, agregando maior praticidade e um diferencial para chamar atenção dos clientes e de possíveis consumidores.
Devolução otimizada

O locker também oferece uma comodidade a mais na hora de devolver ou fazer a troca de produtos. Nessas situações, o cliente pode utilizar o serviço de locker para depositar o produto a ser trocado ou devolvido, levando em consideração as políticas da empresa para esses momentos.

notícias varejo

Artigos

Notícias do Mercado