Vendas de motores avançaram 62% e de geradores 438% no...
Leia Mais![fd1c9109-d713-4a3c-8878-9db8fa8ee338[1] fd1c9109-d713-4a3c-8878-9db8fa8ee338[1]](https://www.primeaction.com/wp-content/uploads/elementor/thumbs/fd1c9109-d713-4a3c-8878-9db8fa8ee3381-scaled-qfegxyrvajdizsurdp59yg7i455y8rcwz2hrysthh4.jpg)
Selic em baixa facilita o financiamento automotivo
A queda na Selic (mais uma em uma sequência que começou em 2017 e ainda não parece ter sido interrompida) traz más notícias para os investidores que aplicam em títulos de Renda Fixa, como o Tesouro Direto, CDBs, LCIs e LCAs, normalmente indexados ao desempenho da Selic e do CDI (que andam juntos).
No entanto, o menor valor da Selic traz boas notícias para quem quer consumir, especialmente itens de alto valor que necessitam de financiamento para comprá-los. É o caso, por exemplo, dos automóveis.
Em 2019, o crescimento no número de vendas de veículos automotores no Brasil cresceu 8,7%. Grande parte desse resultado foi devido à queda da Selic durante o ano, o que diminuiu os juros dos financiamentos automotivos.
Isso acontece porque a Taxa Selic é a taxa básica de juros da economia, e todas as outras taxas derivam dela. Assim, se a Selic cai, a tendência é que os juros de empréstimos e financiamentos caiam também (embora isso nem sempre acontece).
Portanto, o período de baixa na Selic é uma boa notícia para os consumidores que desejam renovar o carro, como explicam os especialistas da NoxCar, a maior concessionária de usados e seminovos em Florianópolis .
“No geral, os financiamentos automotivos contam com taxas mais baixas quando a Taxa Selic diminui. Por causa disso, comprar um carro financiado fica mais barato. Para quem quer trocar de automóvel, é um excelente momento”, afirma o especialista.
No entanto, é fato que nem todos conseguem a aprovação do financiamento automotivo, mesmo com os juros mais baixos. Para ter o crédito aprovado, é necessário passar por uma análise de crédito criteriosa dos bancos.
“Quem empresta dinheiro para o financiamento automotivo é um banco ou algum tipo de financeira. Por isso, é feita uma análise de crédito para decidir se vale ou não a pena correr o risco de emprestar para aquele cliente”, explica o especialista.
Dentre os critérios utilizados como base para a análise de crédito, um dos mais importantes é o Score, uma pontuação cedida por empresas de análise de crédito para cada consumidor no Brasil.
“O Score de Crédito é uma pontuação que vai de 0 a 1000 e é dada pelas empresas que analisam crédito, como a Serasa Experian. Cada consumidor tem uma pontuação com base no seu histórico de pagamento de contas, patrimônio, salário, localização e outros elementos importantes”, expõe o especialista da NoxCar.
Portanto, um consumidor com um alto Score de Crédito tem maior facilidade para obter financiamentos do que aquele com baixa pontuação.
“Exatamente. Normalmente, o Score mínimo para financiar um carro , sem dar entrada, é de 700 pontos. No entanto, pouca gente financia dessa forma. A maioria dá um valor de entrada, apresenta outras garantias, o que diminui a exigência para a aprovação”, revela o especialista.
Além de ter um bom Score de Crédito (que pode ser obtido ao quitar todas as dívidas, colocar as contas no débito automático e reorganizar o orçamento para ter uma capacidade de investimento maior), o motorista que queira um novo carro precisa ficar de olho também nas condições do veículo que vai comprar.
“Apesar das montadoras oferecem descontos para quem compra carro novo, ainda assim é mais vantajoso operar no mercado de seminovos para quem quer um automóvel com boa qualidade, mas com um valor mais baixo para o financiamento”, explica o especialista.
Segundo os especialistas, isso acontece porque o veículo perde muito valor nos seus primeiros anos.
“É comum falar que o carro perde muito valor assim que sai da concessionária. Não é exatamente isso, mas de fato, um automóvel sofre a maior porcentagem de desvalorização nos primeiros 2 anos de uso”, explica o especialista. “Como um carro seminovo pode ter até 3 anos para receber essa classificação, ele costuma apresentar uma desvalorização menor”, conclui.
Como o seminovo já perdeu a maior parte do valor, mas ainda conserva a sua qualidade mecânica, mantendo sua tecnologia e qualidade, ele se destaca por ser uma das melhores opções para quem quer comprar um automóvel com o financiamento mais barato.
Assim, em vez de pagar o preço total de um carro novo e ver o veículo se desvalorizar antes de terminar de quitá-lo, o motorista já começa pagando menos e vê uma desvalorização muito menor com o tempo.
Além disso, o carro seminovo pode ser passado pela análise de crédito mais facilmente por causa do valor menor e pelos acordos que as concessionárias têm com os bancos, o que facilita a aprovação e diminui os juros.
“No entanto, é importante escolher uma boa concessionária para trabalhar. O consumidor deve optar por uma empresa bem avaliada pelos clientes, que preze pela qualidade dos veículos e ofereça garantias, como o selo de procedência e a Vistoria Cautelar”, concluem os especialistas da NoxCar.
notícias automotivo
Mercedes supera marca de 1 mil novos Actros no Brasil
Primeiras unidades do caminhão extrapesado mais moderno da marca começaram...
Leia MaisCom fábricas paradas, carros seminovos viram ”investimento” na crise
Alguns modelos usados de maior procura estão com preço acima...
Leia MaisLamborghini e Porsche batem recorde em 2020
Nem a pandemia impediu as duas marcas de luxo do...
Leia MaisMercado de carros autônomos entra em fase de aceleração
Após anos de desenvolvimento, solução começa a ganhar escala, diz...
Leia MaisArtigos
“DIGITALIZAÇÃO E NOVOS MODELOS DE NEGÓCIO NA DISTRIBUIÇÃO AUTOMOTIVA”
Prime Action LIVE! com Carlos Campos e Marco Botelho Convidados:...
Leia Mais“ESTRATÉGIAS DE SAÍDA DA CRISE PARA A DISTRIBUIÇÃO AUTOMOTIVA – O PAPEL DO PÓS-VENDA”
Prime Action LIVE! com Carlos Campos e Marco Botelho Convidados:...
Leia MaisBate-papo com Líderes do Setor -“ESTRATÉGIAS DE SAÍDA DA CRISE PARA A DISTRIBUIÇÃO AUTOMOTIVA”
Prime Action LIVE! com Carlos Campos e Marco Botelho Convidados:...
Leia MaisNotícias do Mercado
Como definir o uso de tecnologias baseando-se no desejo do cliente
O atendimento baseado na experiência do consumidor é uma realidade,...
Continue lendoEmpreendedoras apostam em modelo e-commerce
Estudo avaliou que empresas lideradas por mulheres investem em mídias...
Continue lendoNova Ferroeste pode reduzir em 32% o custo para exportar produtos de MS via Paranaguá
O projeto busca implementar o segundo maior corredor de transporte...
Continue lendoInteligência Artificial impulsiona os negócios digitais no mercado
Empresa anunciou novas versões que auxiliarão as equipes de TI...
Continue lendo