Iniciativa envolve consórcio de 14 empresas que buscam por solução inovadora para as demandas do setor

16 (1)

Projeto EMBRAPII reúne empresas da indústria automotiva e da cadeia do alumínio

A EMBRAPII (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial) e a ABAL (Associação Brasileira do Alumínio) lançarão nesta terça-feira (1º) o primeiro projeto oriundo da Aliança Estratégica firmada em fevereiro entre as instituições. Trata-se de uma solução inovadora na aplicação do alumínio em automóveis e veículos de carga e de passageiros. A iniciativa, que reúne 14 empresas produtoras e usuárias de alumínio, será desenvolvido pelo Instituto de Pesquisa Tecnológica do Estado de São Paulo (IPT), uma das 42 Unidades EMBRAPII.

O projeto tem como objetivo desenvolver um sistema para estudo comparativo de juntas de alumínio em estrutura de veículos automotivos. “A proposta de reunir empresas para o desenvolvimento de projetos que atendam demandas comuns de mais de um setor é muito importante para o incentivo à inovação no país”, afirma o diretor-presidente da EMBRAPII, Jorge Guimarães. “Este projeto tem um aspecto pré-competitivo importante, que é o trabalho em forma de consórcio. Assim como a disponibilidade de fomento via EMBRAPII que é fundamental para a sua realização. A indústria irá se beneficiar com um conhecimento tecnológico de ponta”, explica Jefferson de Oliveira Gomes, diretor-presidente do IPT.

A ideia em reunir empresas do segmento vem sendo trabalhada pela ABAL com as suas associadas desde o início do ano e evoluiu com a participação das empresas automotivas e de transporte e na definição do IPT como a unidade EMBRAPII executora ideal para o tipo de projeto. “As empresas da cadeia produtiva do alumínio entendem que, para se manterem competitivas, é preciso investir em inovação e tecnologia. É essa ideia que move o nosso acordo com a EMBRAPII e o IPT. Tenho certeza de que será um exemplo e um marco para a indústria nacional, além, é claro, de contribuir com soluções que são prioridade para o nosso segmento”, diz Milton Rego, presidente executivo da ABAL.

Empresas participantes do projeto:

Aethra, CBA-Companhia Brasileira de Alumínio, Esab, FCA-Fiat Chrysler Automóveis, Hydro Extrusion, Iochpe Maxion, Metalsa, Novelis, Prolind, Randon, ReciclaBR, Arconic, FSW Brasil e Lord. Mais detalhes do projeto serão divulgados no evento oficial.

Sobre a EMBRAPII

O modelo adotado pela EMBRAPII permite rapidez, flexibilidade e risco reduzido no apoio a projetos de PD&I (Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação). Funciona assim: As empresas que possuem um projeto avaliado como inovador devem se associar a uma das 42 Unidades credenciadas que avaliam os projetos, analisam questões como viabilidade técnica e interesse do mercado. Caso aprovados, os gastos para seu desenvolvimento são divididos em três partes. A EMBRAPII fica responsável por um terço do investimento, a unidade disponibiliza mão de obra e equipamentos, e a empresa financia o restante.

notícias Automotiva

Artigos

Notícias do Mercado




Após ‘efeito Amazon’, ações de varejo podem se recuperar

17/09/2019
Analistas afirmam que empresas têm como se defender das investidas da gigante americana no mercado continue lendo



Banco Inter ganha reforço na briga pelas pequenas e médias empresas

17/09/2019
Com o caixa recheado pelo aporte do Softbank, a instituição vai oferecer produtos e serviços continue lendo



Preços do petróleo saltam quase 15% após ataques à Arábia Saudita

17/09/2019
Os preços do petróleo dispararam quase 15% nesta segunda-feira, com o Brent registrando seu maior continue lendo



Agropecuária nordestina ganha plano de ação para o desenvolvimento

26/08/2019
O AgroNordeste objetiva organizar as cadeias agropecuárias da região
Agropecuária nordestina ganha plano de ação para continue lendo



Líderes do agronegócio apontam os desafios para o futuro do setor

26/08/2019
O programa Conexão Agro conversou com alguns dos principais nomes do segmento reunidos no OneAgro, continue lendo



Entenda como o agronegócio impulsiona a economia brasileira

26/08/2019
Produção agrícola e pecuária garantem segurança alimentar e estimulam crescimento sustentável do país.
Entenda como o continue lendo