Vendas de motores avançaram 62% e de geradores 438% no...
Leia MaisNovos modelos e novas gerações tomarão as ruas brasileiras em 2020.
![X_noticia_29128[1] X_noticia_29128[1]](https://www.primeaction.com/wp-content/uploads/elementor/thumbs/X_noticia_291281-qfegt301siowopy2w361i6kb138b9cz3ywhz8223so.jpg)
Perspectivas 2020/Automóveis – O que vem por aí
Fazer uma projeção de lançamentos de novos modelos com antecedência não é tarefa das mais simples. Poucas novidades da indústria automotiva são divulgadas previamente pelas próprias montadoras. A maioria delas precisa ser “garimpada” aqui e acolá cruzando-se informações junto a quem produz os carros e os componentes automotivos ou em notícias que circulam na imprensa internacional. Mas a maior parte das informações sobre futuros lançamentos estão trancadas a sete chaves e só serão conhecidas com o tempo ou nos salões mundiais do setor.
De qualquer forma, todas as marcas guardam segredos, mas garantem ter novidades para a próxima temporada. Nos últimos dias de 2019, a pista mais instigante foi lançada pela Volkswagen, anunciando ao mercado a chegada para 2020 do Nivus, um novo nome, um novo design e uma nova tecnologia, segundo a marca alemã, o inédito conceito “New Urban Coupé”, para inaugurar um novo segmento. Para a montadora, o Virtus é a cara da Nova Volkswagen. E só! Nada mais foi revelado por enquanto. Aquilo que já é conhecido em termos de novidades para 2020, no entanto, serve como um bom aperitivo para um dos setores mais populares da indústria nacional e global.
DEZ CERTEZAS PARA 2020 NO BRASIL
Caoa Chery Tiggo 8
Debutante no Salão do Automóvel de São Paulo em 2018, o Tiggo 8 deveria ter sido apresentado ao mercado brasileiro em 2019. No entanto, a chinesa Chery promoveu uma reestilização do modelo e preferiu lançar o novo SUV topo de linha em 2020, pelo braço brasileiro da Caoa. Com 4,70 metros de comprimento, terá capacidade para até sete pessoas. Na China, o Tiggo 8 tem motor 1.5 turbo de 150 cavalos e câmbio de dupla embreagem de 6 marchas. No Brasil, terá motor bem mais forte, um 1.6 turbo com 200 cavalos e preço acima de R$ 120 mil. A fabricante deve ter no próximo ano também o sedã Arrizo 6, para concorrer com o Toyota Corolla e o Honda Civic.
Chevrolet Tracker brasileiro
Já apresentada na China, a nova geração do SUV Tracker será produzida em São Caetano do Sul, no ABC Paulista, com lançamento previsto para maio de 2020. O novo Tracker nacional terá motores 1.0 e 1.2 turbo, desenvolvidos e fabricados em Joinville (SC). Com o utilitário esportivo feito no Brasil, o modelo perderá uma desvantagem que tem para seus concorrentes do segmento, todos produzidos no país. O novo Tracker inspirará também modelos inéditos da fabricante norte-americana, como um SUV médio, uma picape pequena, provavelmente para o lugar da Montana, e um crossover para substituir o Spin.
Fiat 500 elétrico
O clássico compacto da Fiat, que abandonou o mercado brasileiro há mais de dois anos, deve retornar em 2020 na versão 100% elétrica. A partir de agora, o 500 não terá mais motores a combustão nem configuração híbrida. A chegada do novo “Cinquencento” no Brasil está prevista para outubro ou novembro e, portanto, deve estar no Salão de São Paulo. A fabricante líder da FCA pode também aposentar a veterana Strada, lançando um novo modelo entre a compacta e a Toro, possivelmente com a frente do Argo. Entretanto, a nova picape é um dos segredos supertrancados da montadora. Sabe-se apenas que ela será feita em Betim (MG).
Ford Territory
Conhecido desde 2019, o SUV Territory poderá vir para o Brasil em 2020 via Argentina, com a difícil missão de concorrer com o médio Jeep Compass. A Ford não divulgou o “powertrain” do novo utilitário esportivo, apenas revelando que é vendido na China com motor 1.5 turbo de quatro cilindros e 145 cavalos de potência. No campo dos SUV, não será a única novidade da marca norte-americana para 2020. O Escape, com tecnologia híbrida, unindo um motor a combustão 2.5 e dois elétricos, com potência combinada de 200 cavalos, será a opção mais tecnológica da Ford, para encarar de frente o Toyota RAV4 Hybrid.
Novo Honda Fit
Se neste ano a Honda investiu forte no sedã Civic e no SUV HR-V, para 2020, a marca oriental aposta tudo para o mercado brasileiro na quarta geração do monovolume compacto Fit. Revelada no Salão de Tóquio em 2019, o carro volta um pouco as suas origens, com jeito mais aproximado de uma minivan, com tecnologia híbrida reunindo dois motores elétricos e um a combustão 1.5. O novo Fit para o Brasil será apresentado no Salão de São Paulo, em outubro, e deve ter um motor 1.0 turbo de três cilindros, herdado do sedã City de nova geração vendido na Tailândia.
Novo Nissan Versa
Para superar a maior restrição atual – seu design um tanto antiquado –, a segunda geração do Versa deve ser a principal atração da Nissan para o mercado brasileiro em 2020. O sedã compacto de segunda geração virá inicialmente do México, mas deve também ser produzido em Resende, no Estado do Rio de Janeiro, para concorrer com o Chevrolet Onix Plus, o Fiat Cronos, o Honda City e o Volkswagen Virtus. O motor pode ser um 1.6 aspirado com 124 cavalos. A primeira geração do carro continuará a ser oferecida, com o nome de V-Drive.
Novo Peugeot 208
Em 2012, o 208 foi responsável por marcar uma nova imagem da Peugeot no Brasil. Em 2020, produzida na Argentina, a segunda geração do compacto pretende trilhar o mesmo caminho, a partir do segundo semestre. O modelo da fabricante alemã vem para lutar de igual para igual com o novo Onix, o Volkswagen Polo e o Fiat Argo. O novo 208 estreará o motor 1.2 Pure Tech turbo em versão flex, de mais de 130 cavalos, enquanto a versão elétrica e-208 será vendida no Brasil com mais certeza em 2021. A atual geração continuará a ser vendida como configuração de entrada do modelo.
Novo Renault Duster
Lançado no Brasil em 2011 e remodelado em 2016, o SUV Duster terá uma forte reestilização para 2020. O lançamento ocorrerá no primeiro semestre com o motor 1.6 SCe de 120 cavalos. É tido como certa a saída do propulsor 2.0 que equipa o utilitário esportivo montado em São José dos Pinhais (PR). Para 2021, o Duster terá um novo “powertrain”, um 1.3 turbo de 170 cavalos e transmissão de dupla embreagem.
Toyota Yaris SUV
Bem na foto de vendas no mercado brasileiro, devido especialmente ao fenômeno Corolla – o carro mais vendido do planeta há muito tempo e responsável por 45% do mix da marca no país –, a Toyota inexplicavelmente, contudo, não conta com um SUV compacto em seu portfólio no Brasil. Esse quadro, porém, deve mudar em 2020, com a vinda de um utilitário esportivo derivado do Yaris, com a plataforma EFC utilizada ainda pelo compacto Etios. O Yaris tem configurações hatch com motor 1.3 e sedã com um 1.5 e transmissões manual e CVT. O novo SUV terá também uma versão híbrida, não confirmada para 2020.
Volkswagen Atlas
A Volkswagen tem na MQB seu principal trunfo no mundo e no Brasil. O próximo modelo a utilizar a plataforma modular será o gigantesco Atlas, um SUV inédito de mais de cinco metros de comprimento e amplo espaço para até sete pessoas. Mostrado no Salão de Buenos Aires de 2019, o enorme utilitário esportivo é o maior já produzido pela marca alemã. Embora a Volkswagen não confirme a data da chegada do modelo ao Brasil em 2020, o Atlas apresentado na capital argentina como um conceito tinha uma versão mais esportiva com motor 3.6 V6 aspirado com 239 cavalos de potência e 37 kgfm de torque, acoplando ao câmbio automático de 8 velocidades e à tração integral 4Motion. O Atlas será o substituto do Touareg no Brasil.
notícias automotivo
Mercedes supera marca de 1 mil novos Actros no Brasil
Primeiras unidades do caminhão extrapesado mais moderno da marca começaram...
Leia MaisCom fábricas paradas, carros seminovos viram ”investimento” na crise
Alguns modelos usados de maior procura estão com preço acima...
Leia MaisLamborghini e Porsche batem recorde em 2020
Nem a pandemia impediu as duas marcas de luxo do...
Leia MaisMercado de carros autônomos entra em fase de aceleração
Após anos de desenvolvimento, solução começa a ganhar escala, diz...
Leia MaisArtigos
“DIGITALIZAÇÃO E NOVOS MODELOS DE NEGÓCIO NA DISTRIBUIÇÃO AUTOMOTIVA”
Prime Action LIVE! com Carlos Campos e Marco Botelho Convidados:...
Leia Mais“ESTRATÉGIAS DE SAÍDA DA CRISE PARA A DISTRIBUIÇÃO AUTOMOTIVA – O PAPEL DO PÓS-VENDA”
Prime Action LIVE! com Carlos Campos e Marco Botelho Convidados:...
Leia MaisBate-papo com Líderes do Setor -“ESTRATÉGIAS DE SAÍDA DA CRISE PARA A DISTRIBUIÇÃO AUTOMOTIVA”
Prime Action LIVE! com Carlos Campos e Marco Botelho Convidados:...
Leia MaisNotícias do Mercado
Como definir o uso de tecnologias baseando-se no desejo do cliente
O atendimento baseado na experiência do consumidor é uma realidade,...
Continue lendoEmpreendedoras apostam em modelo e-commerce
Estudo avaliou que empresas lideradas por mulheres investem em mídias...
Continue lendoNova Ferroeste pode reduzir em 32% o custo para exportar produtos de MS via Paranaguá
O projeto busca implementar o segundo maior corredor de transporte...
Continue lendoInteligência Artificial impulsiona os negócios digitais no mercado
Empresa anunciou novas versões que auxiliarão as equipes de TI...
Continue lendo