O projeto busca implementar o segundo maior corredor de transporte...
Leia MaisA elevação nos preços no ramo pecuário, por sua vez, tem sido motivada principalmente pela demanda aquecida por proteína animal no mercado externo.
![noticias_1574357934[1] noticias_1574357934[1]](https://www.primeaction.com/wp-content/uploads/elementor/thumbs/noticias_15743579341-qfegmy3z6gaiwcuxpxopq8azfjh20hm6sj6vg15mew.jpg)
Pecuária eleva PIB do agronegócio e contribui para fortalecimento da economia
Dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) da Esalq/USP, em parceria com a CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil) e com a Fealq (Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz) mostram que a pecuária foi o principal setor a contribuir para a alta do PIB do agronegócio.
Como verificado nos meses anteriores, o desempenho positivo no acumulado de 2019 (de janeiro a agosto) está atrelada ao forte crescimento observado para o setor pecuário, de quase 10%, tendo em vista o resultado negativo, em 1,82%, para o agrícola.
A alta no setor pecuário se deve aos crescimentos registrados para todos os segmentos. Pesquisadores ressaltam, contudo, que o elevado custo de produção também tem marcado a pecuária. Contudo, as cadeias do ramo têm se beneficiado da combinação de aumento na quantidade produzida com alta significativa dos preços.
A elevação nos preços no ramo pecuário, por sua vez, tem sido motivada principalmente pela demanda aquecida por proteína animal no mercado externo, com destaque para o efeito da Peste Suína Africana (PSA).
Já o recuo verificado no ramo agrícola esteve atrelado sobretudo à queda observada dentro da porteira, que, por sua vez, tem tido a renda pressionada por maiores custos de produção e menores preços de importantes culturas, como algodão, café, mandioca, milho e soja.
O atual diretor financeiro e futuro presidente da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), Oswaldo Ribeiro, analisa o panorama. “A elevação do PIB, como mostra os estudos, se deu às custas da pecuária, tendo em vista que o setor agrícola experimentou queda de 1,38% nos oito primeiros meses, enquanto que a pecuária passa por um novo ciclo nesse ano, devido à uma conjunção forte de fatores que contribuíram para isso”.
O pecuarista destaca, principalmente, a escassez do produto. “Determinado pelo grande abate de fêmeas e estiagem prolongada, aumento da demanda interna pela melhoria das condições econômicas do país e a crescente demanda externa”.
PIB
Os cálculos realizados pelas instituições apontam crescimento de 0,73% do PIB em agosto, com aumento no acumulado do ano (de janeiro a agosto) de 1,38%.
Fonte: Ascom/Acrimat.
notícias agronegócio
Identificação de gado por imagem dispensa uso de brincos e marcações
A pecuária do futuro já está fazendo experimentos para tornar...
Leia MaisAnuário traz dados sobre conformidade de produtos de origem animal
Documento contém informações dos resultados das análises realizadas ao longo...
Leia MaisOutono pode favorecer a cafeicultura
Produtor pode compensar a redução da produtividade com investimento em...
Leia MaisExportações do agronegócio crescem 2,8% em fevereiro com impulso da soja
No mês passado, o faturamento com as vendas do setor...
Leia MaisArtigos
“DIGITALIZAÇÃO E NOVOS MODELOS DE NEGÓCIO NA DISTRIBUIÇÃO AUTOMOTIVA”
Prime Action LIVE! com Carlos Campos e Marco Botelho Convidados:...
Leia Mais“ESTRATÉGIAS DE SAÍDA DA CRISE PARA A DISTRIBUIÇÃO AUTOMOTIVA – O PAPEL DO PÓS-VENDA”
Prime Action LIVE! com Carlos Campos e Marco Botelho Convidados:...
Leia MaisBate-papo com Líderes do Setor -“ESTRATÉGIAS DE SAÍDA DA CRISE PARA A DISTRIBUIÇÃO AUTOMOTIVA”
Prime Action LIVE! com Carlos Campos e Marco Botelho Convidados:...
Leia MaisNotícias do Mercado
MWM acelera crescimento no início de 2021
Vendas de motores avançaram 62% e de geradores 438% no...
Continue lendoComo definir o uso de tecnologias baseando-se no desejo do cliente
O atendimento baseado na experiência do consumidor é uma realidade,...
Continue lendoEmpreendedoras apostam em modelo e-commerce
Estudo avaliou que empresas lideradas por mulheres investem em mídias...
Continue lendoMercedes supera marca de 1 mil novos Actros no Brasil
Primeiras unidades do caminhão extrapesado mais moderno da marca começaram...
Continue lendo