Vendas de motores avançaram 62% e de geradores 438% no...
Leia MaisPara Anfavea, esta será a década mais disruptiva da história
“A década de 2020 dá todos os sinais de que será a mais disruptiva da história do setor automotivo e da mobilidade.”
Foi com esta premissa que o presidente da Anfavea, Luiz Carlos Moraes, apresentou na quinta-feira, 6, na sede da entidade em São Paulo, um levantamento sobre a evolução da indústria nos últimos 10 anos no Brasil, reunindo dados de mercado, investimentos, o tamanho da indústria brasileira no mundo, além da mudança do carro nacional, do perfil do consumidor diante da nova mobilidade e outros assuntos relevantes que impactaram o setor na última década e como esta transformação pode indicar o que está por vir.
Em 10 anos, o Brasil ganhou 16 novas fábricas de veículos, das quais oito são de empresas que ainda não tinham nenhuma unidade fabril por aqui. O parque industrial automotivo conta atualmente com 67 fábricas espalhadas em dez estados da federação, considerando as plantas de automóveis e comerciais leves, caminhões, ônibus e máquinas agrícolas e rodoviárias.
Entre 2010 e 2019, as empresas instaladas no Brasil receberam o equivalente a US$ 29 bilhões em investimentos vindos de suas matrizes, enquanto as remessas de lucros somaram US$ 18,9 bilhões no mesmo período. Segundo a Anfavea, os investimentos foram aplicados não só em novos produtos, tecnologias e fábricas, mas também na manutenção das operações durante a crise.
“Se não fôssemos empresas internacionais, nem todos estariam aqui”, comenta o presidente da Anfavea.
Com tudo isso, as fabricantes dispõem de 2,4 mil modelos de veículos para o mercado brasileiro, considerando apenas o segmento de automóveis e utilitários leves e incluindo diferentes versões do mesmo modelo.
No entanto, muito do que o mercado interno absorveu em termos de veículos foi feito fora daqui: em dez anos, o País importou 5,1 milhões de unidades, volume que corresponde a 17% do total vendido no período. A maior parte, 6%, veio do vizinho Argentina, além de 2% do México e 1% da Alemanha, citando apenas os mais relevantes.
Na outra ponta da balança, as exportações tiveram quase o mesmo volume, 5,2 milhões de veículos feitos no Brasil e embarcados para outros mercados. Deste total, 49% teve a Argentina como destino, seguida pelo México, com 17%, Colômbia com 12% e Chile com 8%. Outros 10% incluem vendas para países da Europa e Ásia. Segundo a Anfavea, a participação das exportações com relação ao volume de produção de cada ano oscilou ao longo da última década entre 11% e 28%, sendo que no ano passado essa fatia foi de 14%.
Para Moraes, as exportações em baixa refletem um problema estrutural do País: “O mix de exportação é muito baixo; a reforma tributária tem que resolver isso”, defende.
A NOVA MOBILIDADE
A Anfavea aponta que atualmente no Brasil os consumidores contam com 250 diferentes aplicativos relacionados à mobilidade. Para o presidente da entidade, o novo cenário disruptivo já afeta a relação de posse do carro com o uso.
“Isso mostra que os consumidores estão cada vez mais interessados em pagar apenas pela utilização do carro, o que já afeta no nosso mercado, por exemplo, nas vendas diretas: parte do que vendemos para locadoras são oferecidos como serviço para empresas que não querem gerenciar uma frota, mas que precisam de uma; a manutenção e todo o resto fica por conta da locadora”, exemplifica.
Moraes analisa que esta transformação global e que chega para todos os mercados, embora em diferentes tempos e formas, levam a indústria a repensar seus modelos de negócio e a criar outras estratégias para o futuro da indústria. Parte dessas mudanças já está acontecendo e muitas delas partem da área de serviços.
“A década de 2020 dá todos os sinais de que será a mais disruptiva da história do setor automotivo e da mobilidade.”
notícias automotivo
Mercedes supera marca de 1 mil novos Actros no Brasil
Primeiras unidades do caminhão extrapesado mais moderno da marca começaram...
Leia MaisCom fábricas paradas, carros seminovos viram ”investimento” na crise
Alguns modelos usados de maior procura estão com preço acima...
Leia MaisLamborghini e Porsche batem recorde em 2020
Nem a pandemia impediu as duas marcas de luxo do...
Leia MaisMercado de carros autônomos entra em fase de aceleração
Após anos de desenvolvimento, solução começa a ganhar escala, diz...
Leia MaisArtigos
“DIGITALIZAÇÃO E NOVOS MODELOS DE NEGÓCIO NA DISTRIBUIÇÃO AUTOMOTIVA”
Prime Action LIVE! com Carlos Campos e Marco Botelho Convidados:...
Leia Mais“ESTRATÉGIAS DE SAÍDA DA CRISE PARA A DISTRIBUIÇÃO AUTOMOTIVA – O PAPEL DO PÓS-VENDA”
Prime Action LIVE! com Carlos Campos e Marco Botelho Convidados:...
Leia MaisBate-papo com Líderes do Setor -“ESTRATÉGIAS DE SAÍDA DA CRISE PARA A DISTRIBUIÇÃO AUTOMOTIVA”
Prime Action LIVE! com Carlos Campos e Marco Botelho Convidados:...
Leia MaisNotícias do Mercado
Como definir o uso de tecnologias baseando-se no desejo do cliente
O atendimento baseado na experiência do consumidor é uma realidade,...
Continue lendoEmpreendedoras apostam em modelo e-commerce
Estudo avaliou que empresas lideradas por mulheres investem em mídias...
Continue lendoNova Ferroeste pode reduzir em 32% o custo para exportar produtos de MS via Paranaguá
O projeto busca implementar o segundo maior corredor de transporte...
Continue lendoInteligência Artificial impulsiona os negócios digitais no mercado
Empresa anunciou novas versões que auxiliarão as equipes de TI...
Continue lendo