Vendas de motores avançaram 62% e de geradores 438% no...
Leia Mais![IMG01-1[1] IMG01-1[1]](https://www.primeaction.com/wp-content/uploads/elementor/thumbs/IMG01-11-scaled-qfeh1a5dehwxya1d0mqw9431k2tkebitrhcfwxwhiw.jpg)
Os salões de automóveis precisam se reinventar
O Salão do Automóvel é sempre um evento muito aguardado. Ele traz os lançamentos, protótipos e tendências do mercado automotivo. São Paulo ferve! Principalmente no final de semana da Fórmula 1. Porém, faz algum tempo já que venho escutando comentários sobre o alto custo para colocar a bandeira de uma marca cravada naquele nobre território.
O motivo é que os comentários se transformaram em profundas insatisfações e, em fevereiro, pelos menos 15 montadoras (Hyundai, Chevrolet, Toyota, Peugeot, Citroën, BMW, Volvo, Hyundai, Jaguar, Land Rover, Mini, Lexus, Jac Motors, Mitsubishi, Suzuki) já haviam anunciado que não participariam da edição 2020, e isso não teve nada haver com a COVID-19 (três meses atrás a gente não tinha nem ideia do que estava por vir).
O problema mesmo foi o custo. Muitas montadoras começaram a ter a percepção de que o evento (mesmo com todo o glamour) era muito dinheiro para pouco resultado. Estima-se que a participação no Salão do Automóvel pode custar entre quatro a 20 milhões de reais, dependendo da marca. É muito dinheiro, e em momentos de crise, isso se torna ainda mais crítico. Com o cancelamento em massa, os organizadores foram obrigados a prorrogar o evento para 2021.
Eu sou fã do Salão do Automóvel. Sou daqueles que chega cedo e sai tarde. Vou em todos os estandes. Tiro foto, entro nas filas. É como um parque de diversões. Mas não posso negar que as montadoras têm razão ao questionar o formato, que segue os mesmos padrões dos grandes salões internacionais (desde o meio do século XX). Eu sou um entusiasta, mas a verdade é que o formato está ultrapassado, muito perto da imprensa especializada e muito distante do consumidor final.
Em uma análise muito lúcida, publicada pela revista Auto Esporte, a repórter Marli Olmos apontou que esse modelo de exposição não interessa mais às montadoras. E ela tem razão. Recentemente, o Salão de Genebra também foi cancelado e uma marca esportiva, que já estava com tudo pronto, fez o lançamento por meio de uma live. E aí tudo muda. O formato é mais leve, mais barato e com certeza, tem uma capacidade de alcance muito maior que um evento tradicional.
Se o consumidor está cada vez mais conectado, lançamentos virtuais e independentes dos grandes eventos podem ser o caminho, ainda mais diante de uma crise como a da COVID-19. A Fiat, por exemplo, irá lançar sua nova picape compacta, a Strada, no meio da pandemia. O novo desafio será apresentar o produto ao público com concessionários funcionando com horários reduzidos, outros fechados, sem Salão do Automóvel e tendo que explorar o único caminho possível: o mundo digital. Superado o desafio dos primeiros lançamentos, rapidamente estaremos acostumados à nova “normalidade”.
Não me entenda mal! Como eu disse, eu sou um grande fã dos salões; mas como fã, preciso ser realista. O formato precisa se modernizar para que eles tenham sobrevida e possam se conectar a um consumidor cada vez mais digital.
notícias automotivo
Mercedes supera marca de 1 mil novos Actros no Brasil
Primeiras unidades do caminhão extrapesado mais moderno da marca começaram...
Leia MaisCom fábricas paradas, carros seminovos viram ”investimento” na crise
Alguns modelos usados de maior procura estão com preço acima...
Leia MaisLamborghini e Porsche batem recorde em 2020
Nem a pandemia impediu as duas marcas de luxo do...
Leia MaisMercado de carros autônomos entra em fase de aceleração
Após anos de desenvolvimento, solução começa a ganhar escala, diz...
Leia MaisArtigos
“DIGITALIZAÇÃO E NOVOS MODELOS DE NEGÓCIO NA DISTRIBUIÇÃO AUTOMOTIVA”
Prime Action LIVE! com Carlos Campos e Marco Botelho Convidados:...
Leia Mais“ESTRATÉGIAS DE SAÍDA DA CRISE PARA A DISTRIBUIÇÃO AUTOMOTIVA – O PAPEL DO PÓS-VENDA”
Prime Action LIVE! com Carlos Campos e Marco Botelho Convidados:...
Leia MaisBate-papo com Líderes do Setor -“ESTRATÉGIAS DE SAÍDA DA CRISE PARA A DISTRIBUIÇÃO AUTOMOTIVA”
Prime Action LIVE! com Carlos Campos e Marco Botelho Convidados:...
Leia MaisNotícias do Mercado
Como definir o uso de tecnologias baseando-se no desejo do cliente
O atendimento baseado na experiência do consumidor é uma realidade,...
Continue lendoEmpreendedoras apostam em modelo e-commerce
Estudo avaliou que empresas lideradas por mulheres investem em mídias...
Continue lendoNova Ferroeste pode reduzir em 32% o custo para exportar produtos de MS via Paranaguá
O projeto busca implementar o segundo maior corredor de transporte...
Continue lendoInteligência Artificial impulsiona os negócios digitais no mercado
Empresa anunciou novas versões que auxiliarão as equipes de TI...
Continue lendo