O atendimento baseado na experiência do consumidor é uma realidade,...
Leia MaisOpen Banking Week 2020 promove debate sobre o futuro do sistema financeiro
Se o Open Banking e a consequente revolução que vem provocando no setor financeiro já era um movimento estratégico e imprescindível para o setor financeiro, no novo cenário pós-pandemia, onde a tecnologia e o digital estão no centro de todos os negócios, tornou-se urgente. Por isso, com o objetivo de fomentar discussões que irão enriquecer esse ecossistema, o Open Banking Week reunirá alguns dos principais nomes do setor para debater as últimas tendências do sistema financeiro. O evento, que acontece de 1 a 5 de junho de 2020, será 100% online e gratuito.
A programação de mais de 40 horas trará temas de destaque, como: ações do Banco Central pré e pós-implantação do Open Banking no Brasil, a criação de um modelo de APIs de Open Banking, o advento de novos modelos de plataformas, pagamentos instantâneos (PIX), tendências para cibersegurança e identidade digital, padrões de APIs, regulamentações de mercado, Banking as a Service (BaaS) e OpenX.
Também serão abordados assuntos ligados diretamente ao contexto pós-pandemia como as mudanças no varejo e as oportunidades de transformação dos modelos de negócio do setor, impulsionadas por meios de pagamentos e serviços financeiros.
O evento contará com mais de 50 palestrantes, com representantes de diversas instituições relevantes no mercado de tecnologia e finanças.
“O Open Banking é uma das principais iniciativas que contribui para a modernização do nosso sistema financeiro. Por isso, um evento como o Open Banking Week é fundamental para o compartilhamento de conhecimento e informações relevantes sobre o tema e para estimular a cooperação entre os principais players do setor. O momento atual impõe desafios, mas, ao mesmo tempo, abre inúmeras oportunidades para uma economia mais aberta, tecnológica e democrática”, afirma Rogerio Melfi, Especialista em Novas Plataformas da TecBan e palestrante do evento.
A Open Banking Week é uma iniciativa da comunidade Open Banking Brasil e conta com patrocinadores como TecBan, GR1D, Fintech School, Sinqia, Transfeera; além do apoio da Hackathon TecBan, smartcerts.co, Open Banking Radar, Shawee, TORQ, Abfintechs, ABO2O e Cantarino Brasileiro.
O que é Open Banking?
O conceito do Open Banking é simples, porém revolucionário. A proposta é que todas as instituições financeiras adotem uma camada de tecnologia padronizada para possibilitar a fácil portabilidade de dados de seus clientes e de forma segura. Dessa forma, outras empresas e serviços passam a ter acesso às informações bancárias do cliente, sempre com a autorização do mesmo, tendo como princípio que o usuário é o detentor dos dados e não as instituições.
No Brasil, atualmente, o controle das informações está centralizado em cada instituição, que cria internamente as soluções para o seu gerenciamento. A partir do compartilhamento de dados proposto pelo Open Banking, bancos, fintechs e outras instituições do setor terão mais facilidade para aprimorar, desenvolver e integrar novos produtos. A implementação do Open Banking no país está sendo regulamentada pelo Banco Central e seguirá um cronograma começando em 30 de novembro de 2020 e concluindo em outubro de 2021.
Open Banking e o Brasil pós-covid-19
A pandemia do novo coronavírus está impulsionando mudanças sociais, comportamentais e econômicas e o Open Banking trará uma grande contribuição para toda a sociedade. O compartilhamento padronizado de dados e serviços por instituições financeiras permitirá a entrada de mais fintechs no mercado e, consequentemente, a competitividade entre os players do setor aumentará. O crescimento da concorrência incentiva a inovação, a oferta de serviços de qualidade e a queda dos preços. Isso representa mais inclusão e empoderamento para o consumidor, que passa a poder escolher entre serviços mais inovadores e vantajosos.
O Open Banking facilitará o processo de restruturação pós-covid-19 ao contribuir para a redução da burocracia e a ampliação da oferta de serviços. Empréstimo direto, menos juros e custos, mais agilidade e inclusão social farão a diferença para milhares de empresas e cidadãos que precisarão se reerguer.
notícias serviços
Inteligência Artificial impulsiona os negócios digitais no mercado
Empresa anunciou novas versões que auxiliarão as equipes de TI...
Leia MaisA evolução do aprendizado de máquina e o impacto disso no mercado
A automação de processos e predição de interesses dos clientes...
Leia MaisInteligência artificial “invade” mercados brasileiros
Venha compreender o forte impacto da IA e conhecer alguns...
Leia MaisOs clientes não querem mais pensar
A Inteligência Artificial já pode estar presente na geração de...
Leia MaisArtigos
“DIGITALIZAÇÃO E NOVOS MODELOS DE NEGÓCIO NA DISTRIBUIÇÃO AUTOMOTIVA”
Prime Action LIVE! com Carlos Campos e Marco Botelho Convidados:...
Leia Mais“ESTRATÉGIAS DE SAÍDA DA CRISE PARA A DISTRIBUIÇÃO AUTOMOTIVA – O PAPEL DO PÓS-VENDA”
Prime Action LIVE! com Carlos Campos e Marco Botelho Convidados:...
Leia MaisBate-papo com Líderes do Setor -“ESTRATÉGIAS DE SAÍDA DA CRISE PARA A DISTRIBUIÇÃO AUTOMOTIVA”
Prime Action LIVE! com Carlos Campos e Marco Botelho Convidados:...
Leia MaisNotícias do Mercado
MWM acelera crescimento no início de 2021
Vendas de motores avançaram 62% e de geradores 438% no...
Continue lendoEmpreendedoras apostam em modelo e-commerce
Estudo avaliou que empresas lideradas por mulheres investem em mídias...
Continue lendoNova Ferroeste pode reduzir em 32% o custo para exportar produtos de MS via Paranaguá
O projeto busca implementar o segundo maior corredor de transporte...
Continue lendoMercedes supera marca de 1 mil novos Actros no Brasil
Primeiras unidades do caminhão extrapesado mais moderno da marca começaram...
Continue lendo