Estudo avaliou que empresas lideradas por mulheres investem em mídias...
Leia Mais![173358.320126-varejo-app[1] 173358.320126-varejo-app[1]](https://www.primeaction.com/wp-content/uploads/elementor/thumbs/173358.320126-varejo-app1-qfegx5mveo9mzw133ujub5k7p75km558j29q380ou0.jpg)
O varejo de olho no Big Data
Um estudo desenvolvido pela GS&UP, empresa do Grupo GS& Gouvêa de Souza, e divulgado recentemente, cujo objetivo era analisar as principais dores e prioridades do varejo brasileiro em relação à tecnologia, mostrou que as soluções de big data e analytics lideram os planos de investimentos do setor nos próximos três anos com 67%, seguidas pelos meios de pagamentos (56%); enquanto as soluções de logística foram indicadas por 49% dos respondentes.
O cenário se repete quando os entrevistados foram questionados sobre em quais tecnologias eles pretendem investir, de fato, nos próximos três anos: big data e analytics é a opção de 74% dos usuários, porém, sua aplicabilidade ainda é de 11%. Ou seja, apesar da maioria dos varejistas perceberem a importância dessas soluções para sua operação, poucos são os que, de fato, pretendem priorizar e aplicar essas ferramentas no seu dia a dia.
Isso acontece porque no cenário atual, seja no varejo ou em qualquer outro campo de atuação, está crescendo o número de empresários que entendem a importância de investir em instrumentos para diminuir os “gaps” de sua operação. Esse público já está entendendo que essas ferramentas auxiliam a minimizar as fraudes, além de melhorar o atendimento aos consumidores interno, externo e assegurar melhores negociações com parceiros.
Por meio dos algoritmos presentes nos dados colhidos online e analisados com devida expertise, os varejistas podem avaliar as tendências de mercado usando múltiplas fontes, o que torna as análises ainda mais precisas. No que compete o relacionamento com o cliente, por exemplo, a utilização de ferramentas de CRM (Customer Relationship Management), combinadas com big data, auxiliam no rastreamento de informações específicas e embasadas para criação de estratégias de relacionamento e vendas mais personalizadas, com maiores índices de sucesso.
Para tanto, são processados dados colhidos de pesquisas de mercados realizadas por cada consumidor. A pesquisa de dados contribui para diminuição de riscos com mercadorias paradas e maiores prejuízos, em vista que aponta o comportamento de compras, sazonalidades, produtos e quantidades necessários etc. Em paralelo, auxilia ainda a criação de novos itens que possam satisfazer necessidades específicas, em buracos de mercado. Por fim, com dados de comportamento da concorrência, é possível antecipar-se, desenvolvendo um planejamento estratégico com maior índice de sucesso e visão de futuro empresarial.
Por isso, acreditamos que sim, o futuro do varejo passa pelas soluções oferecidas pela análise de dados. A pergunta que fica agora é: quando a aplicação será feita, de fato e quem despontará? O momento ideal tem ficado para trás, assim como alguns concorrentes… Não seja mais um!
notícias varejo
Correndo contra o tempo: a virada na logística do varejo brasileiro
De lockers a aviões – destrinchamos as estratégias dos varejistas...
Leia MaisPáscoa 2021: 5 dicas para varejistas – de vários segmentos – se prepararem para a data
Para que tudo funcione perfeitamente, é importante planejar-se com antecedência
Leia MaisLojas autônomas: como elas podem se fixar no Brasil
Impulsionadas pela pandemia, as lojas autônomas são tendência de consumo...
Leia MaisPáscoa: cliente vai optar por compra online e pequeno produtor vai ‘brigar’ com marca grande
Apesar do momento delicado que o País vive, a pesquisa...
Leia MaisArtigos
“DIGITALIZAÇÃO E NOVOS MODELOS DE NEGÓCIO NA DISTRIBUIÇÃO AUTOMOTIVA”
Prime Action LIVE! com Carlos Campos e Marco Botelho Convidados:...
Leia Mais“ESTRATÉGIAS DE SAÍDA DA CRISE PARA A DISTRIBUIÇÃO AUTOMOTIVA – O PAPEL DO PÓS-VENDA”
Prime Action LIVE! com Carlos Campos e Marco Botelho Convidados:...
Leia MaisBate-papo com Líderes do Setor -“ESTRATÉGIAS DE SAÍDA DA CRISE PARA A DISTRIBUIÇÃO AUTOMOTIVA”
Prime Action LIVE! com Carlos Campos e Marco Botelho Convidados:...
Leia MaisNotícias do Mercado
MWM acelera crescimento no início de 2021
Vendas de motores avançaram 62% e de geradores 438% no...
Continue lendoComo definir o uso de tecnologias baseando-se no desejo do cliente
O atendimento baseado na experiência do consumidor é uma realidade,...
Continue lendoNova Ferroeste pode reduzir em 32% o custo para exportar produtos de MS via Paranaguá
O projeto busca implementar o segundo maior corredor de transporte...
Continue lendoMercedes supera marca de 1 mil novos Actros no Brasil
Primeiras unidades do caminhão extrapesado mais moderno da marca começaram...
Continue lendo