Nem Papai Noel escapou do distanciamento social. O bom velhinho, afinal, pertence ao grupo de risco. Personificado por tantos trabalhadores, ele costumava aparecer nesta época do ano nas ruas e centros comerciais, com sua barba branca e roupa vermelha, fazendo a alegria das crianças e dos adultos também. Mas neste ano ele vai chegar virtualmente aos seus pequenos e grandes admiradores. De videochamadas a hologramas, o que não faltam são alternativas e decorações natalinas que vão encantar de forma lúdica e tecnológica essa época tão mágica e especial.
No Centro
Diante das recomendações de evitar aglomerações devido à pandemia do novo coronavírus, a decoração natalina tradicionalmente realizada pela Associação Comercial e Industrial de Campinas (ACIC), na região central, não contará com o Palácio do Papai Noel.
Já estão sendo montadas duas árvores de Natal decoradas com festão, bolas coloridas, lâmpadas de led, pinhas naturais, anjos dourados, sino, ponteira de estrela de luz e outros elementos decorativos.
Uma delas tem seis metros de altura por quatro de diâmetro, e fica localizada na Praça Rui Barbosa (atrás da Catedral) e, a outra, com quatro metros de altura, fica situada no final da Rua 13 de Maio. Na Praça Rui Barbosa, diariamente, em horários pré-definidos, será lançada neve artificial.
Ambiente digital
No Iguatemi Campinas e Galleria Shopping, o ambiente digital foi a alternativa encontrada para que as crianças pudessem enviar suas cartinhas para o Papai Noel. A dinâmica será muito simples. As mensagens serão encaminhadas via Direct Message no Instagram @iguatemicampinas e @galleriashopping. Com foco na experiência on-line, mas ainda personalizada, o agradecimento aos pequenos virá no formato virtual em vídeo, também via Instagram.
“Esse é um dos períodos mais importantes do varejo e estamos preparados para atender nossos clientes com todos os cuidados que este novo momento exige, sem deixar de lado a magia e toda a beleza que a data traz. Este ano, nosso Natal será marcado por atividades que extrapolam o ambiente físico, com surpresas também no ambiente digital, entregando uma experiência integrada e multicanal para o nosso cliente”, conta Alexandre Biancamano, diretor de marketing da Iguatemi Empresa de Shopping Centers.
A temporada natalina do Iguatemi Campinas e do Galleria Shopping conta com os tradicionais Ursão e Papai Noel gigante. A novidade deste ano é que as ações no ambiente digital ganharão ainda mais relevância e estarão integradas com as ativações que serão encontradas nos empreendimentos.
No Iguatemi Campinas, além da fachada dando a impressão de que o shopping foi embalado para presente, o destaque fica por conta do cenário instalado na praça de eventos do terceiro piso, com as tradicionais árvores, decoração aérea e um urso gigante.
No Galleria, a principal atração é o “Papai Noel Yoga”, acompanhado da “Labradora Yoga”, elementos cenográficos instalados diante da grande árvore natalina localizada em meio aos jardins do shopping. Ambos os empreendimentos têm suas árvores e jardins iluminados. A magia também está presente na história envolvendo o Papai Noel e outros personagens característicos dessa data, de modo que as crianças poderão se envolver com essa aventura tanto nos shoppings como no site (www.iguatemi.com.br/natal).
Além disso, em breve, QR-Codes espalhados pelos empreendimentos convidarão os clientes para que, utilizando a câmera do celular, tenham acesso a filtros especiais do Instagram, promovendo uma interação ainda mais especial via Realidade Aumentada.
Parque D. Pedro Shopping
Com o tema “Brincadeiras no Vilarejo”, o Parque D. Pedro Shopping conta com interatividade digital em sua decoração. Papai Noel aparecerá de forma virtual, em realidade aumentada e também pelo WhatsApp, com leitura de QR Code. Basta apontar o celular, nos locais sinalizados no shopping, e o Papai Noel surge em tamanho real interagindo com os visitantes com uma dancinha inusitada. O público também poderá receber mensagens do Papai Noel via WhatsApp, por meio de um número especial que o shopping terá para esse contato. É só enviar uma mensagem para receber instruções sobre como participar da brincadeira.
Papai Noel vai enviar áudios personalizados às crianças, mensagens natalinas gravadas por vídeo, e até contos infantis com histórias sobre sua casa e a produção de brinquedos. “Temos um pilar de inovação muito forte e o Natal, período de grande relevância para o varejo, também passa a ser desenhado sob esta inspiração. Tivemos o cuidado de planejar nossas ações digitais preservando toda a essência e o encanto desta data. Papai Noel estará à espera das crianças, independentemente do formato: a ideia é ampliar o alcance do Natal deste ano, de forma a atingir as famílias nos ambientes físico e digital”, comenta o Superintendente do Parque D Pedro Shopping, Rodrigo Galo.
Campinas Shopping
No Campinas Shopping, o espírito natalino está na Vila de Natal, espaço onde ocorrerá o encontro com o Papai Noel por meio de uma vídeo chamada. O local terá uma tela em alta definição, ornamentada com o tema natalino, e os visitantes poderão conversar ao vivo com o generoso senhor de barbas brancas, que estará isolado fisicamente em sua sala no Polo Norte, um ambiente exclusivo e seguro, esperando as ligações dos frequentadores.
O espaço ficará na Praça de Eventos, próximo à Floresta Encantada e, para visitar é necessário realizar agendamento prévio. “A Covid-19 ainda é uma dura realidade que atinge todo o mundo e a época do Natal, definitivamente, será um período em que as pessoas usarão de escapismo para tentar resgatar a normalidade. Por isso, queremos fortalecer ainda mais o sentimento desta época na nossa decoração”, explica Rodrigo Alves Pais Correia, gerente de marketing do Campinas Shopping.
Parque das Bandeiras
No Shopping Parque das Bandeiras, a figura do bom velhinho estará presente por meio de ligações de vídeo e mensagens personalizadas. Para falar com ele, basta marcar um horário no site do shopping, que o bom velhinho estará disponível para ouvir e divertir crianças de todas as idades.
Para agendar esse encontro, basta conferir o passo a passo no site: (www.shoppingparquedasbandeiras.com.br). “O Natal é um momento especial todos os anos. É o tempo que as pessoas aproveitam para curtir a família, descansar e recarregar as energias. Esse ano, a necessidade de encantar o nosso público ficou ainda maior”, disse Larissa Ximenes, coordenadora de Marketing do shopping.
Expectativa de vendas como no ano passado
De acordo com a presidente do Sindivarejista de Campinas, Sanae Murayama Saito, a expectativa de vendas para o comércio nesse Natal é a mesma do ano passado. “A partir da segunda semana de dezembro, o comércio tem a previsão de ficar aberto das 9h às 22h, mas isso vai depender do que o governo vai se posicionar após as eleições com relação à segunda onda do Covid-19. A previsão de vendas para esse ano está sendo muito difícil. Estamos com 6% negativo com relação ao ano passado de vendas, no mesmo período. Significa, que essa base de cálculo já era ruim”, explica a presidente, que se diz otimista, apesar da situação.
“No cenário melhor desse final de ano é um zero a zero igual ao ano passado. Se conseguir empatar estamos no positivo. Temos esse olhar positivo porque temos a injeção do auxílio emergencial, mesmo pela metade, e vamos ter a injeção do 13º, embora não tenha o 13º do aposentado, que já recebeu no início da pandemia. Mesmo assim, esse zero a zero é bom”, aponta Sanae.
Segundo ela, devido à quarentena, a festa de Natal será mais restrita também. “Não teremos grandes encontros familiares, serão restritos dentro da família. Nesta pandemia, as pessoas gastaram mais com coisas essenciais como alimentação, artigos de uso pessoal, domésticos, farmácia e de decoração e construção para reforma de casa, já que ficam a maior parte do tempo dentro delas e querem se sentir bem. Nesse final de ano, acredito que os presentes serão mais de uso pessoal e uso doméstico”, completa Sanae.