O plano da UAM foi anunciado pela NASA no final de 2017 e tem como objetivo fornecer um sistema seguro e eficiente de transporte aéreo para passageiros e cargas em cidades altamente habitadas, sem interferir no tráfego aéreo convencional

NASA iniciará testes de plano de mobilidade aérea urbana em 2020

Data: 11-03-2020
Autoria: Camilla Cássia da Silva
Fonte: Tecmundo

A NASA assinou acordos de leis espaciais com 17 empresas do setor de aviação para avançar com seu projeto de mobilidade aérea urbana (UAM). Com isso, a agência norte-americana iniciará os primeiros testes para avaliar infraestrutura própria, além da capacidade e prontidão de veículos e sistemas que operarão sobre o perímetro de regiões metropolitanas e áreas vizinhas.

O plano da UAM foi anunciado pela NASA no final de 2017 e tem como objetivo fornecer um sistema seguro e eficiente de transporte aéreo para passageiros e cargas em cidades altamente habitadas, sem interferir no tráfego aéreo convencional.

Essa proposta engloba comunicação via satélite e veículos de pequeno porte, como drones, monomotores e helicópteros. Assim, quando implementada, incluirá serviços, como: entrega de pequenas encomendas, táxi pessoal, serviços médicos e entrega de cargas em comunidades carentes.

“Além de reunir empresas envolvidas em sistemas emergentes de transporte aéreo, o desafio ajudará a garantir a segurança pública, informando os requisitos das operações da UAM e formalizando as melhores práticas para a criação de regulamentos”, destacou a NASA em comunicado.

Embora as operações efetivas estejam previstas para 2022, os primeiros testes, com as empresas parceiras, começarão já neste ano. “Consideramos esse trabalho como uma etapa de redução de risco em direção à 1ª etapa da UAM”, disse Starr Ginn, líder do projeto.

notícias serviços

Artigos

Notícias do Mercado