Cidade da Baviera venceu Hamburgo e Berlim e será o novo palco do IAA, maior evento automotivo alemão a partir de 202

iaa-2019_04032020_24176_960_720[1]

Munique sediará Salão do Automóvel alemão, tradicionalmente realizado em Frankfurt

Data: 27-03-2020
Autoria: Thiago Moreno
Fonte: Autoo

A história recente do Salão do Automóvel da Alemanha, o IAA, se confunde com a cidade de Frankfurt (ALE), tanto que o evento era conhecido como Salão de Frankfurt. No entanto, a partir de 2021, o palco do maior salão automotivo daquele país passará a ser a cidade de Munique (ALE).

O salão alemão alterna suas datas anualmente com o Salão de Paris (FRA), por isso o primeiro Salão do Automóvel de Munique deverá ocorrer no segundo semestre de 2021. De acordo com a associação das fabricantes de automóveis alemãs (VDA), a decisão para a mudança veio em decorrência dos custos cada vez maiores de se efetuar o evento e o público cada vez menor.

Três cidades da Alemanha concorriam para sediar o Salão do Automóvel. Além da vencedora Munique, Berlim e Hamburgo também estavam no páreo. A capital alemã foi a sede da primeira edição do Salão do Automóvel daquele país, mas, desde 1951, o evento era realizado na cidade de Frankfurt.

Especula-se ainda na imprensa alemã que outro provável motivo para a mudança de cidades seria um estranhamento da VDA com o então prefeito de Frankfurt, Peter Feldmann, que teve seu discurso de abertura do evento cancelado de última hora no ano passado, pois o político discursaria em prol de mais transporte público e criticaria a associação dos fabricantes alemães por dar suporte ao crescimento dos utilitários esportivos.

De acordo com a VDA, Munique é a escolha certa para Salão do Automóvel por ter forte experiência com eventos de grande porte e elevado número de empresas ao redor – a BMW tem sua sede na cidade e a Audi fica a poucos quilômetros da capital da Baviera. Além disso, por ter adotado medidas favoráveis a novos conceitos de mobilidade urbana e sustentabilidade, Munique estará em linha com os novos focos do evento nos próximos anos, não tendo apenas ênfase no setor automotivo.

notícias automotivo

Artigos

Notícias do Mercado