Vendas de motores avançaram 62% e de geradores 438% no...
Leia Mais![X_noticia_31042[1] X_noticia_31042[1]](https://www.primeaction.com/wp-content/uploads/elementor/thumbs/X_noticia_310421-scaled-qfeh1yl6c6uec51v1xb71xx103h3yg7uiub2e4w914.jpg)
Marcopolo quer baixar peso de seus ônibus com uso de grafeno
A Marcopolo pretende iniciar ainda em 2020 uma série de testes com a aplicação de grafeno em componentes de ônibus. O material tem entre as principais vantagens a leveza e a resistência. Com ele a fabricante de carrocerias quer baixar o peso total dos veículos.
A diminuição de peso também é desejável para a redução de consumo e ajuda a estender a autonomia de veículos 100% elétricos ou híbridos.
De acordo com Luciano Resner, diretor de engenharia da Marcopolo, o programa está em fase de estudos. O plano é concluir o desenvolvimento e iniciar os testes ainda em 2020.
“Firmamos no ano passado uma parceria com a Universidade de Caxias do Sul (UCS) para o desenvolvimento do material e produção local em escala industrial”, recorda o executivo.
Segundo Resner, os estudos de caracterização (uma das principais etapas) permitirão determinar a quantidade ideal de grafeno na composição de cada subsistema.
As avaliações incluem ensaios químicos, térmicos e mecânicos, além de testes acelerados de durabilidade em dispositivos que reproduzem as condições reais de utilização e garantem a confiabilidade do produto.
Ainda de acordo com Resner, a Marcopolo vem realizando estudos e pesquisas com o grafeno também associado ao aço e a diferentes polímeros que poderão resultar em grande vantagem na diminuição de massa.
“Nossos trabalhos mostram que a liga com grafeno e aço proporciona redução de peso e melhoria das características mecânicas. Estamos desenvolvendo sua aplicação na pintura, com a adição do grafeno em tintas para reduzir camadas, diminuindo custos e melhorando as características contra a corrosão”, destaca o executivo.
Entre os desenvolvimentos mais avançados, a Marcopolo está trabalhando também em peças poliméricas, avaliando a substituição de componentes metálicos por polímeros com a adição do grafeno.
Materiais de acabamento e peças estruturais dos porta-pacotes, dos descansos para pernas e das poltronas poderão ser beneficiados com a tecnologia. “Deveremos iniciar testes no campo de provas no segundo semestre deste ano, para apresentar novidades ao mercado em 2021”, conclui Resner.
A Marcopolo recorda que o grafeno é 200 vezes mais resistente que o aço, superando até o diamante. Também é um material maleável, resistente ao impacto e excelente na condução de calor e eletricidade.
Foi isolado pela primeira vez em 2004 na Inglaterra, em pesquisa que ganhou o Prêmio Nobel de Física em 2010. Em outubro de 2018 a Ford revelou que usaria o grafeno em peças do Mustang e da picape F-150.
notícias automotivo
Mercedes supera marca de 1 mil novos Actros no Brasil
Primeiras unidades do caminhão extrapesado mais moderno da marca começaram...
Leia MaisCom fábricas paradas, carros seminovos viram ”investimento” na crise
Alguns modelos usados de maior procura estão com preço acima...
Leia MaisLamborghini e Porsche batem recorde em 2020
Nem a pandemia impediu as duas marcas de luxo do...
Leia MaisMercado de carros autônomos entra em fase de aceleração
Após anos de desenvolvimento, solução começa a ganhar escala, diz...
Leia MaisArtigos
“DIGITALIZAÇÃO E NOVOS MODELOS DE NEGÓCIO NA DISTRIBUIÇÃO AUTOMOTIVA”
Prime Action LIVE! com Carlos Campos e Marco Botelho Convidados:...
Leia Mais“ESTRATÉGIAS DE SAÍDA DA CRISE PARA A DISTRIBUIÇÃO AUTOMOTIVA – O PAPEL DO PÓS-VENDA”
Prime Action LIVE! com Carlos Campos e Marco Botelho Convidados:...
Leia MaisBate-papo com Líderes do Setor -“ESTRATÉGIAS DE SAÍDA DA CRISE PARA A DISTRIBUIÇÃO AUTOMOTIVA”
Prime Action LIVE! com Carlos Campos e Marco Botelho Convidados:...
Leia MaisNotícias do Mercado
Como definir o uso de tecnologias baseando-se no desejo do cliente
O atendimento baseado na experiência do consumidor é uma realidade,...
Continue lendoEmpreendedoras apostam em modelo e-commerce
Estudo avaliou que empresas lideradas por mulheres investem em mídias...
Continue lendoNova Ferroeste pode reduzir em 32% o custo para exportar produtos de MS via Paranaguá
O projeto busca implementar o segundo maior corredor de transporte...
Continue lendoInteligência Artificial impulsiona os negócios digitais no mercado
Empresa anunciou novas versões que auxiliarão as equipes de TI...
Continue lendo