X_noticia_30431[1]

Honda cresce 14% e domina 79% das vendas de motos no País

Data:
Autoria:
Fonte:

Com acréscimo de pouco mais de 100 mil unidades no volume de 2019 em comparação a 2018, as vendas de motos Honda cresceram 14% no ano passado, somando 853,3 mil emplacamentos. O desempenho em linha com a média do mercado nacional de motocicletas novas, que contabilizou 1,07 milhão de licenciamentos e expansão anual de 14,6%. Dessa forma a Honda manteve inalterada sua participação dominante no País, com de 79% dos negócios e liderança absoluta do segmento.

Segundo a fabricante, apesar de pequeno em volume, o segmento de alta cilindrada (acima de 500cc) foi destaque em desempenho, com avanço de 25% nos emplacamentos de 2019. A expansão da rede Honda Dream, padrão diferenciado de concessionária com atendimento e estrutura exclusiva, contribuiu para o bom resultado nesse nicho do mercado nacional. Com isso, a Honda ampliou ainda mais a liderança do segmento com participação de 29% e 15.708 modelos de alta cilindrada comercializados em 2019.

O segmento de scooters foi outro que apresentou expressivo crescimento no último ano, a Honda emplacou mais de 55 mil unidades, em expansão de 48,6% sobre 2018. Quase todo o desempenho é devido à PCX, scooter líder de vendas no País, que foi totalmente renovada no ano passado e emplacou mais de 30 mil unidades em 2019. Com isso, a participação consolidada da marca nessa fatia do mercado fechou 2019 em 60%.

“Após alguns anos de intensa retração de mercado registramos crescimento nos emplacamentos e nas vendas totais, que incluem os modelos não emplacados como motocicletas off road e quadriciclos”, afirma Alexandre Cury, diretor comercial da Moto Honda da Amazônia.

PRODUÇÃO EM MANAUS

Com baixa nas exportações, a produção de motos Honda na fábrica de Manaus (AM) ficou concentrada no mercado brasileiro e assim teve desempenho similar: cresceu 13%, totalizando pouco mais de 880 mil unidades produzidas em 2019.

“Anunciamos importantes investimentos em nossa produção e em pesquisa e desenvolvimento de nossa linha de produtos, desde a expansão e renovação da gama de alta cilindrada até os segmentos mais acessíveis”, comenta Cury.

No início de 2019 a Honda anunciou investimento de R$ 500 milhões para modernizar e aumentar a produtividade da fábrica de Manaus, em programa que se estende até 2021.

notícias automotivo

Artigos

Notícias do Mercado