Ford e BMW usam “certidões de nascimento” blockchain para combater fraude em carros usados

Um consórcio automotivo global vai usar “certidões de nascimento” baseadas em blockchain para rastrear o histórico de compra e manutenção de veículos usados

Data: 21-01-2021
Fonte: Cointelegraph
Autor: Samuel Haig

A Mobility Open Blockchain Initiative, ou MOBI, um consórcio sem fins lucrativos dos principais fabricantes de veículos do mundo, incluindo Ford e BMW, lançou uma iniciativa para combater a fraude nos mercados de segunda mão com “certidões de nascimento” na blockchain.

A iniciativa irá alavancar a blockchain para rastrear o registro e o histórico de manutenção de veículos usando o segundo padrão de identificação de veículos do MOBI, “VID II”. O sistema ajudará a reduzir a fraude no mercado de veículos usados, com um edital informando:

“O registro de veículos na blockchain permite que sistemas de registro de veículos antes desconectados entre estados e países se conectem usando um registro distribuido seguro, compartilhado e confiável. A rastreabilidade da manutenção fornecerá um histórico à prova de violação para compradores, reguladores e seguradoras, reduzindo, portanto, a assimetria de informações do veículo ”.

O grupo de trabalho VID II da MOBI é co-presidido pela BMW e Ford, com Honda, IBM, Hitachi America e Quantstamp também apoiando a iniciativa, entre outros.

O padrão VID II baseia-se no VID I, descrevendo uma variedade de utilitários para a certidão de nascimento do veículo do grupo. “Uma identidade de veículo digital segura estabelece a base para uma rede totalmente automática para serviços de transporte”, disse MOBI COO e co-fundador, Tram Vo, acrescentando:

“Esperamos que esta rede de transferência de valor sem atrito na Nova Economia de Movimento abra trilhões de dólares em novas oportunidades para monetizar veículos, serviços, dados e infraestrutura.”

O grupo também prevê a aplicação do padrão no contexto de financiamento automotivo, carregamento de veículos elétricos e troca autônoma de dados.

O MOBI anunciou sua formação em maio de 2018, declarando que sua missão é acelerar a adoção de blockchain na indústria automotiva por meio da adoção de uma abordagem colaborativa de código aberto para o desenvolvimento de ferramentas e padrões.

Em outubro, o MOBI lançou um padrão global para integração de blockchain em redes descentralizadas de carregamento de veículos elétricos. Os sistemas detalhados padrão para “integração veículo-rede” para permitir que os veículos armazenem o excesso de energia renovável gerada por energia eólica e solar, além de “créditos de carbono tokenizados” e “aplicações ponto a ponto”.

NOTÍCIAS DO MERCADO​