X_noticia_31308[1]

Ford cria recurso que permite tirar as mãos do volante com segurança

Data: 26-06-2020
Autoria: Redação Automotive Business
Fonte: Automotive Business

A Ford anunciou a entrada de novos recursos no pacote Co-Pilot360 de assistência ao motorista. O destaque vai para o sistema Active Driver Assist, que permite dirigir sem as mãos na estrada. O Ford Mustang Mach-E, futuro SUV elétrico da marca, será o primeiro a oferecer a tecnologia.

Segundo a montadora, o recurso poderá ser usado em mais de 160 mil quilômetros de rodovias dos Estados Unidos e do Canadá. O modo “hands-free” permite que o motorista dirija sem as mãos no volante em determinados trechos de estradas de pistas duplas pré-mapeadas.

Uma câmera infravermelha voltada para o motorista rastreia seu olhar e posição da cabeça, para garantir que ele continue prestando atenção na estrada enquanto estiver no modo “hands-free”. O sistema gera alertas visuais no painel quando o condutor precisa voltar a atenção à estrada ou retomar o controle do veículo.

“O estresse das longas rodovias continua sendo um problema para os motoristas em todo o mundo”, diz Hau Thai-Tang, chefe de desenvolvimento de produto e compras da Ford. Segundo ele, a introdução do Active Drive Assist com câmera voltada para o motorista ajuda a aliviar a tensão ao dirigir, sem tirar dele o controle.

O recurso também avisa automaticamente se o motorista perder o foco na estrada e ainda pode diminuir a velocidade até que ele esteja pronto para se concentrar novamente.

O Mustang Mach-E terá como item de série o pacote Co-Pilot360 Active 2.0, que além do Active Drive Assist inclui um sistema aprimorado de estacionamento em vagas paralelas e perpendiculares.

Outra novidade do Co-Pilot360 2.0 é a detecção de borda da estrada, que facilita a direção em áreas rurais, identificando os limites da pista onde há linhas marcadas por elementos como grama ou sujeira.

Segundo a montadora, o funcionamento do Active Drive Assist foi testado na neve, chuva, sol forte, noites escuras e engarrafamentos por diferentes estradas dos Estados Unidos, Canadá e Europa.

notícias automotivo

Artigos

Notícias do Mercado