Vendas de motores avançaram 62% e de geradores 438% no...
Leia MaisEmplacamentos diários atingem picos de 7 mil unidades em junho
Os emplacamentos cresceram em junho e atingiram picos diários de 7 mil unidades licenciadas. A informação foi divulgada pelo presidente da Anfavea, Luiz Carlos Moraes, durante live realizada com a participação de executivos do Google, da consultoria KPMG e do site Webmotors, especializado em comércio de veículos.
“Ainda temos dúvida sobre a representatividade desses licenciamentos pelo represamento de emplacamentos ocorrido em abril e maio; junho também teve promoções feitas por montadoras”, recorda o presidente da Anfavea.
O represamento a que ele se refere é o de carros zero-quilômetro adquiridos em meses anteriores e que só em junho puderam ser licenciados com a reabertura de Detrans.
Como comparação, a média diária de emplacamentos em janeiro foi de 8,4 mil automóveis e comerciais leves, cresceu para 10,7 mil em fevereiro e recuou para 7,1 mil em março, cuja segunda quinzena foi bastante comprometida pelas primeiras medidas de afastamento social.
Segundo o CEO da Webmotors, Eduardo Jurcevic, a audiência do site chegou a cair 20% em abril, para 800 mil visitantes diários, mas voltou aos poucos nesse meio-tempo.
“Já recuperamos os acessos normais, estamos em 1 milhão de visitas diárias, como antes da quarentena”, garante Jurcevic. “O envio de propostas chegou a cair 40% em abril e agora apresenta pequena queda de 4% para lojas e concessionárias. Mas continuam baixas as propostas entre pessoas físicas por causa do receio de contágio”, diz o CEO da Webmotors.
Para Moraes, da Anfavea, o momento é de estudar o terreno: “Estamos na fase de entender o consumidor, seus interesses e ‘seu bolso’. Há outras questões como as taxas de juros, que podem subir pelo provável aumento da inadimplência. Também há uma pressão sobre os preços (dos veículos zero-quilômetro) por causa do alta do dólar e consequente aumento de componentes utilizados na produção”, afirma o presidente da Anfavea.
No debate, uma das questões levantadas foi a possível mudança no perfil de consumo, que poderia eventualmente se concentrar em veículos de entrada. Na crise econômica recente que derrubou vendas entre 2014 e 2016, o que ocorreu foi o oposto, com a demanda recaindo em modelos mais completos. “Os carros se sofisticaram nesse período, elevando bastante o valor médio. Não sei se existe oportunidade para carros mais simples, mas há espaço para a indústria lançar o serviço de veículos por assinatura. Oitenta por cento dos consumidores demonstram interesse em baixar o valor de entrada e reduzir o custo de propriedade do veículo”, afirma o líder da consultoria KPMG para a indústria automobilística, Ricardo Bacellar.
NOVOS MOTIVOS PARA COMPRA
Levantamentos feitos pelo Google durante a quarentena identificaram três novos perfis de consumo, segundo Gustavo Pena, líder da divisão de indústria e mobilidade da companhia. Eles também decorrem do maior tempo livre para buscas na internet.
“O primeiro é aquele que decidiu comprar o carro que sempre sonhou, como se estivesse presenteando a si mesmo diante desse momento difícil. O outro perfil é formado por pessoas que mudaram de cidade e esse êxodo para o interior criou a necessidade de um veículo. Por fim há aqueles com medo do contágio pelo coronavírus no transporte público”, diz Gustavo Pena.
Jurcevic, da Webmotors, recorda que a fuga do transporte coletivo também abre oportunidade para a venda de motos, que têm custo inicial mais baixo e menor consumo de combustível.
notícias automotivo
Mercedes supera marca de 1 mil novos Actros no Brasil
Primeiras unidades do caminhão extrapesado mais moderno da marca começaram...
Leia MaisCom fábricas paradas, carros seminovos viram ”investimento” na crise
Alguns modelos usados de maior procura estão com preço acima...
Leia MaisLamborghini e Porsche batem recorde em 2020
Nem a pandemia impediu as duas marcas de luxo do...
Leia MaisMercado de carros autônomos entra em fase de aceleração
Após anos de desenvolvimento, solução começa a ganhar escala, diz...
Leia MaisArtigos
“DIGITALIZAÇÃO E NOVOS MODELOS DE NEGÓCIO NA DISTRIBUIÇÃO AUTOMOTIVA”
Prime Action LIVE! com Carlos Campos e Marco Botelho Convidados:...
Leia Mais“ESTRATÉGIAS DE SAÍDA DA CRISE PARA A DISTRIBUIÇÃO AUTOMOTIVA – O PAPEL DO PÓS-VENDA”
Prime Action LIVE! com Carlos Campos e Marco Botelho Convidados:...
Leia MaisBate-papo com Líderes do Setor -“ESTRATÉGIAS DE SAÍDA DA CRISE PARA A DISTRIBUIÇÃO AUTOMOTIVA”
Prime Action LIVE! com Carlos Campos e Marco Botelho Convidados:...
Leia MaisNotícias do Mercado
Como definir o uso de tecnologias baseando-se no desejo do cliente
O atendimento baseado na experiência do consumidor é uma realidade,...
Continue lendoEmpreendedoras apostam em modelo e-commerce
Estudo avaliou que empresas lideradas por mulheres investem em mídias...
Continue lendoNova Ferroeste pode reduzir em 32% o custo para exportar produtos de MS via Paranaguá
O projeto busca implementar o segundo maior corredor de transporte...
Continue lendoInteligência Artificial impulsiona os negócios digitais no mercado
Empresa anunciou novas versões que auxiliarão as equipes de TI...
Continue lendo