Neste ano a Smart City World Expo reuniu um número superior à 700 cidades, de mais de 146 países, 1.100 expositores e mais de 24 mil visitantes.

28142426305664[1]
Estocolmo é eleita a Cidade Inteligente 2019. (Fonte: Pixabay)

Curitiba é a “cidade mais inteligente” do BR; Estocolmo leva prêmio global

Data: 04-12-2019
Postado por: Flávio Motta Coutinho
Fonte: Tecmundo

O município de Estocolmo, Suécia, conquistou na semana passada a estatueta de Cidade Inteligente 2019, na Smart City World Expo deste ano, em Barcelona, Espanha. A cidade sueca tem implantado um projeto muito inovador, fornecendo qualidade de vida integrada a sustentabilidade.

O evento foi realizado no fim de novembro e ocorre anualmente com o propósito de “capacitar as cidades e coletivizar a inovação urbana em todo mundo”, fornecendo discussões e oportunidades de se fundamentar novos ideais de melhorias em relação à sociedade, à sustentabilidade e o apoio à um futuro positivo com cidades mais inteligentes e melhor convivência social.

Neste ano a Smart City World Expo reuniu um número superior à 700 cidades, de mais de 146 países, 1.100 expositores e mais de 24 mil visitantes. Além disso, o Brasil também obteve significativo destaque na cerimônia, com Curitiba sendo finalista no prêmio principal.

As premiações

Os municípios brasileiros concorreram em três diferentes categorias, sendo eles de ambiente urbano, cidades inclusivas e compartilhadas e a principal, de Cidade Inteligente 2019.

No conjunto de ambiente urbano, a cidade de São Paulo conseguiu chegar à final, junto com Begles, da França, e Madison, dos EUA. Nessa categoria, o Brasil apresentou o projeto “Plataforma Verde”, que administra o lixo de São Paulo a partir de uma iniciativa público-privada. Contudo, foi a cidade norte-americana que conquistou o troféu.

Já na categoria de cidades inclusivas e compartilhadas, Belo Horizonte representou o país com a Prodabel, empresa municipal de processamento de dados, acompanhado da capital da Ucrânia e Buenos Aires, que levou o prêmio.

Por sua vez, na categoria de Cidade Inteligente 2019 estava a cidade de Curitiba, concorrendo com Montevidéu, no Uruguai; Bristol, na Inglaterra; Seul, na Coréia; Teerã, capital do Irã; e Estocolmo, na Suécia, município qual levou a tão renomada estatueta.

notícias serviços

Artigos

Notícias do Mercado