O projeto busca implementar o segundo maior corredor de transporte...
Leia MaisO setor mais representativo à economia catarinense tem muito a ganhar com inovações no campo tecnológico.
![agriculture-3182252_1920[1] agriculture-3182252_1920[1]](https://www.primeaction.com/wp-content/uploads/elementor/thumbs/agriculture-3182252_19201-qfegoeqxt6akyiqh6kftlv0sp49lzjf5nrq2bizkqg.jpg)
Como a colaboração no setor de tecnologia fortalece o agronegócio em SC
O Brasil é o país do agronegócio, e Santa Catarina tem se destacado na tecnologia com um ecossistema ímpar a nível mundial. Por meio da tecnologia e da conectividade, conseguimos ajudar o agronegócio brasileiro a evoluir principalmente em termos de geração e análise de dados e de automação de processos focada no aumento da produtividade. A tecnologia, definitivamente, deixou de ser somente um ativo urbano e passou a transformar o modo como os alimentos são produzidos, de maneira mais inteligente, valorizada e sustentável.
Aqui em Santa Catarina, conseguimos identificar alguns pontos que norteiam esse desenvolvimento tecnológico. No dia a dia de uma entidade como a Associação Catarinense de Tecnologia (Acate), por exemplo, uma das coisas que mais percebemos é a capacidade que as pessoas demonstram de compartilhar. E muito disso vem das trocas dentro da Vertical Agronegócio, grupo de 25 empresas de tecnologia de toda Santa Catarina que desenvolvem inovações para o meio agro, um dos setores mais dinâmicos e tradicionais da economia nacional.
As empresas da Vertical desenvolvem sistemas, sejam eles de software ou hardware, para auxiliar na gestão e na produtividade das propriedades rurais. Por meio das soluções desenvolvidas, agricultores familiares, por exemplo, conseguem usufruir de um maior controle da qualidade de seus produtos e da automação de determinados processos, sem que precisem investir altas quantias em dinheiro, como as grandes fazendas, e integrando essa modernização de forma mais sutil e gradativa ao dia a dia dessas pessoas.
Com o objetivo principal de tornar o campo um ambiente cada vez mais propício a receber inovação e tecnologia, a Vertical também apoia o Nita (Núcleo de Inovação Tecnológica para Agricultura Familiar). O projeto surgiu a partir da percepção de que os pequenos produtores não tinham acesso à tecnologia, o que levou ao mapeamento das principais empresas de Santa Catarina que desenvolvem soluções para o setor agro e ao estudo sobre como essas soluções podem ser inseridas, cada vez mais, no contexto da agricultura de pequena escala.
Assim, o Nita, que é formado por instituições públicas e privadas do setor agro, visa oportunizar relações mais diretas entre a tecnologia e o campo. Por meio de uma rede que engloba tecnologias sustentáveis, agricultura familiar e pequenas e médias empresas, o núcleo busca conectar demandas reais do campo e do mar com soluções tecnológicas.
Para isso, o site do núcleo conta com uma “vitrine” das principais empresas do setor relacionadas à agricultura de pequena escala, sejam startups ou apenas projetos, colocando-as à disposição desse público. Os agricultores, por sua vez, também podem registrar as principais demandas que possuem em suas propriedades rurais, permitindo que se estabeleça um relacionamento entre ambos e aproximando a tecnologia do campo.
Além deste projeto colaborativo, as empresas da Vertical também possuem notável destaque no ecossistema catarinense, com diferentes portes e estágios de desenvolvimento. Desde soluções voltadas à pecuária, que se complementam suprindo todas as fases de produção de alimentos; passando pela parte rural, com a valorização da agricultura familiar; até a gestão e rastreabilidade de produtos do agronegócio, automação e agricultura de precisão.
As empresas da Vertical são internacionalmente reconhecidas e carregam inovação em seu DNA. Exemplos disso são a Agriness, recentemente adquirida pela gigante americana do agronegócio Cargill, e a Arvus Tecnologia, comprada pela multinacional sueca Hexagon, reforçando a qualidade das pessoas e soluções desenvolvidas no nosso Estado.
notícias agronegócio
Identificação de gado por imagem dispensa uso de brincos e marcações
A pecuária do futuro já está fazendo experimentos para tornar...
Leia MaisAnuário traz dados sobre conformidade de produtos de origem animal
Documento contém informações dos resultados das análises realizadas ao longo...
Leia MaisOutono pode favorecer a cafeicultura
Produtor pode compensar a redução da produtividade com investimento em...
Leia MaisExportações do agronegócio crescem 2,8% em fevereiro com impulso da soja
No mês passado, o faturamento com as vendas do setor...
Leia MaisArtigos
“DIGITALIZAÇÃO E NOVOS MODELOS DE NEGÓCIO NA DISTRIBUIÇÃO AUTOMOTIVA”
Prime Action LIVE! com Carlos Campos e Marco Botelho Convidados:...
Leia Mais“ESTRATÉGIAS DE SAÍDA DA CRISE PARA A DISTRIBUIÇÃO AUTOMOTIVA – O PAPEL DO PÓS-VENDA”
Prime Action LIVE! com Carlos Campos e Marco Botelho Convidados:...
Leia MaisBate-papo com Líderes do Setor -“ESTRATÉGIAS DE SAÍDA DA CRISE PARA A DISTRIBUIÇÃO AUTOMOTIVA”
Prime Action LIVE! com Carlos Campos e Marco Botelho Convidados:...
Leia MaisNotícias do Mercado
MWM acelera crescimento no início de 2021
Vendas de motores avançaram 62% e de geradores 438% no...
Continue lendoComo definir o uso de tecnologias baseando-se no desejo do cliente
O atendimento baseado na experiência do consumidor é uma realidade,...
Continue lendoEmpreendedoras apostam em modelo e-commerce
Estudo avaliou que empresas lideradas por mulheres investem em mídias...
Continue lendoMercedes supera marca de 1 mil novos Actros no Brasil
Primeiras unidades do caminhão extrapesado mais moderno da marca começaram...
Continue lendo