O projeto busca implementar o segundo maior corredor de transporte...
Leia MaisCom sede em Campo Mourão, município de 94 mil habitantes, na região Centro-Oeste do Paraná, a cooperativa se define como agroindustrial e se expandiu para outras regiões do país.

Coamo é cooperativa campeã nas Melhores do Agronegócio da Globo Rural
Vencedora na categoria ‘Cooperativas’ do Prêmio da Revista Globo Rural, a Coamo Agroindustrial Cooperativa, mais uma vez, se destaca em conceituada premiação para o agronegócio brasileiro. O 15º anuário “As 500 maiores do agro”, apresenta as melhores em 21 segmentos. Na classificação geral, a cooperativa se destacou como a 3ª maior empresa do país com capital nacional, 2ª maior empresa do Sul e a maior do Paraná. O evento de entrega dos prêmios foi realizado no dia 28 de novembro e quem representou a Coamo foi o vice-presidente e engenheiro agrônomo, Claudio Francisco Bianchi Rizzatto.
De acordo com o editor-executivo da Revista Globo Rural, Cassiano Ribeiro, esse prêmio é considerado o Oscar do Agronegócio. “Temos esse compromisso de levar ao público da cidade e do campo, as informações que todos precisam saber da produção de alimentos. O agro é vital e sustenta a economia do nosso país. Nesse ano, a novidade foi a categoria ‘Cooperativismo’, e como paranaense sou suspeito para falar da força que nossas cooperativas têm. As pessoas ficam até chocadas com tamanha importância para a economia, e quando veem o resultado de uma Coamo faturando quase 15 bilhões de reais é uma honra para a gente poder premiar.”
Segundo o vice-presidente da Coamo, Claudio Francisco Bianchi Rizzatto, o prêmio foi recebido em um dia muito importante, data em que a cooperativa completou 49 anos de fundação. “Pelo número e qualidade das empresas que foram premiadas, ver a Coamo ser premiada dessa forma, é algo muito especial. Queremos dividir esse prêmio com nossos 8 mil funcionários e mais de 29 mil associados que produzem com sustentabilidade. Esse prêmio encerra com chave de ouro um ano em que pudemos crescer e dar ao produtor rural duas novas indústrias que foram inauguradas no dia 25/11 em Dourados no Mato Grosso do Sul.”
Em entrevista ao anuário o presidente e idealizador da maior cooperativa agrícola da América Latina, José Aroldo Gallassini destaca: “A Coamo tem de ser uma empresa para a vida toda”. Com essa linha, a reportagem foca nas mudanças administrativas aprovadas pelos associados neste ano, com ênfase na governança corporativa, modelo de gestão que objetiva garantir a perpetuação da cooperativa. “Perto de completar 50 anos, a cooperativa paranaense Coamo planeja mudanças importantes para tornar a gestão ainda mais profissional e continuar a crescer”, enfatiza o anuário.
Com relação as mudanças, a reportagem destaca que a partir de 2020, os associados irão eleger um conselho administrativo, que irá indicar um diretor executivo e os demais diretores da organização. “Até então, os associados elegiam o presidente da cooperativa, cargo ocupado desde 1975 pelo engenheiro agrônomo, José Aroldo Gallassini, que irá se candidatar à presidência do conselho da Coamo marcada para fevereiro de 2020”, acrescenta a publicação da Revista Globo Rural.
Para Gallassini, o segredo de sucesso da Coamo é a transparência. Anualmente são feitas duas reuniões para prestação de contas aos cooperados. Além disso, o acesso ao presidente não é restrito. “Ando pela cidade normalmente. Vou à padaria, ao mercado, à missa, como qualquer cidadão. Sempre encontro cooperados, que me fazem perguntas, tiram dúvidas, dão ideias. Não me furto de escutar e responder. Aqui mesmo na nossa sede, gosto de descer ao térreo, onde há uma loja de produtos agropecuários, e conversar com todos. Aprendo e tiro dúvidas”, comenta.
No próximo ano, quando a Coamo celebrará 50 anos. Um crescimento exponencial, que superou crises, intempéries e sucessivos planos econômicos. Com sede em Campo Mourão, município de 94 mil habitantes, na região Centro-Oeste do Paraná, a cooperativa se define como agroindustrial e se expandiu para outras regiões do país. “No Paraná, a Coamo tem cooperados em 57 municípios. Em Mato Grosso do Sul, já está em nove; e em cinco em Santa Catarina”, apresenta o anuário.
notícias agronegócio
Identificação de gado por imagem dispensa uso de brincos e marcações
A pecuária do futuro já está fazendo experimentos para tornar...
Leia MaisAnuário traz dados sobre conformidade de produtos de origem animal
Documento contém informações dos resultados das análises realizadas ao longo...
Leia MaisOutono pode favorecer a cafeicultura
Produtor pode compensar a redução da produtividade com investimento em...
Leia MaisExportações do agronegócio crescem 2,8% em fevereiro com impulso da soja
No mês passado, o faturamento com as vendas do setor...
Leia MaisArtigos
“DIGITALIZAÇÃO E NOVOS MODELOS DE NEGÓCIO NA DISTRIBUIÇÃO AUTOMOTIVA”
Prime Action LIVE! com Carlos Campos e Marco Botelho Convidados:...
Leia Mais“ESTRATÉGIAS DE SAÍDA DA CRISE PARA A DISTRIBUIÇÃO AUTOMOTIVA – O PAPEL DO PÓS-VENDA”
Prime Action LIVE! com Carlos Campos e Marco Botelho Convidados:...
Leia MaisBate-papo com Líderes do Setor -“ESTRATÉGIAS DE SAÍDA DA CRISE PARA A DISTRIBUIÇÃO AUTOMOTIVA”
Prime Action LIVE! com Carlos Campos e Marco Botelho Convidados:...
Leia MaisNotícias do Mercado
MWM acelera crescimento no início de 2021
Vendas de motores avançaram 62% e de geradores 438% no...
Continue lendoComo definir o uso de tecnologias baseando-se no desejo do cliente
O atendimento baseado na experiência do consumidor é uma realidade,...
Continue lendoEmpreendedoras apostam em modelo e-commerce
Estudo avaliou que empresas lideradas por mulheres investem em mídias...
Continue lendoMercedes supera marca de 1 mil novos Actros no Brasil
Primeiras unidades do caminhão extrapesado mais moderno da marca começaram...
Continue lendo