Vendas de motores avançaram 62% e de geradores 438% no...
Leia Mais![jguf03vpqeqxqi9ognco[1] jguf03vpqeqxqi9ognco[1]](https://www.primeaction.com/wp-content/uploads/elementor/thumbs/jguf03vpqeqxqi9ognco1-qfeh3tbptfdr8gcx885pgz2r6gc64yksg0mjgs5arc.png)
Carro poderá ter forração anticoronavírus
Um material desenvolvido pela empresa paulista Nanox, com o apoio do Programa Fapesp Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas, inativa o SARS-CoV-2 (nome oficial do coronavírus) e poderá ser utilizado pela indústria automobilística nos bancos e forrações das portas de veículos, além de outras partes, com o objetivo de proteger os ocupantes.
Inicialmente, o material está sendo utilizado para a produção de máscaras de proteção, mas o diretor da Nanox, Luiz Gustavo Pagotto Simões, revelou à reportagem da Autoinforme e que tem material disponível – tecido com micropartículas de prata –para fornecer a montadoras de veículos.
Segundo Simões, duas montadoras já se mostraram interessadas em usar o produto nas forrações e bancos dos seus carros e a Marcopolo, fabricante de cabines de ônibus, já usa um produto da empresa para eliminar bactérias e fungos.
O empresário alertou que o produto deve ser aplicado no processo de produção dos tecidos, portanto, pelos fornecedores dos fabricantes de veículos, e não na linha de montagem dos carros. A empresa está desenvolvendo agora material semelhante para aplicação em outros materiais, como plástico e metal de forma que ele possa ser aplicado na totalidade do carro, externa e internamente.
“O tecido foi o primeiro resultado da aplicação das micropartículas de prata para inativar o novo coronavírus. Mas devemos ter vários outros”, disse Simões, concluindo. “Em breve, poderemos ter um carro totalmente protegido do coronavírus”, completa.
De acordo com o pesquisador, as micropartículas podem ser aplicadas em qualquer tecido composto por uma mistura de fibras naturais e sintéticas, podendo ser utilizado, portanto, em outras aplicações. Em testes de laboratório, o material elimina 99,9% da quantidade do vírus após dois minutos de contato.
O desenvolvimento do material teve a colaboração de pesquisadores do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP), da Universitat Jaume I, da Espanha, e do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF) – um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs) apoiados pela Fapesp.
MÁSCARAS |
“Já entramos com o pedido de depósito de patente da tecnologia e temos parcerias com duas tecelagens no Brasil que irão utilizá-la para a fabricação de máscaras de proteção e roupas hospitalares”, disse Simões ao repórter Elton Alisson, da Agência Fapesp.
O tecido é de poliéster e algodão e tem dois tipos de micropartículas de prata impregnadas na superfície, por meio de um processo de imersão, seguido de secagem e fixação.
A Nanox já fornecia essas micropartículas, que apresentam atividade antibacteriana e fungicida, evitam a proliferação de fungos e bactérias causadoras de maus odores em tecido. Com o surgimento do novo coronavírus e a chegada da pandemia no Brasil, os pesquisadores da empresa tiveram a ideia de avaliar se esses materiais também eram capazes de inativar o SARS-CoV-2, uma vez que já havia sido demonstrado em trabalhos.
As amostras de tecidos foram mantidas em contato direto com os vírus em intervalos de tempo diferentes, de dois e cinco minutos, para avaliar a atividade antiviral; os experimentos foram feitos em dias e grupos diferentes. Os resultados das análises por quantificação do material genético viral por PCR indicaram que as amostras de tecido com diferentes micropartículas de prata incorporadas na superfície inativaram 99,9% das cópias do novo coronavírus presentes nas células após dois e cinco minutos de contato.
notícias automotivo
Mercedes supera marca de 1 mil novos Actros no Brasil
Primeiras unidades do caminhão extrapesado mais moderno da marca começaram...
Leia MaisCom fábricas paradas, carros seminovos viram ”investimento” na crise
Alguns modelos usados de maior procura estão com preço acima...
Leia MaisLamborghini e Porsche batem recorde em 2020
Nem a pandemia impediu as duas marcas de luxo do...
Leia MaisMercado de carros autônomos entra em fase de aceleração
Após anos de desenvolvimento, solução começa a ganhar escala, diz...
Leia MaisArtigos
“DIGITALIZAÇÃO E NOVOS MODELOS DE NEGÓCIO NA DISTRIBUIÇÃO AUTOMOTIVA”
Prime Action LIVE! com Carlos Campos e Marco Botelho Convidados:...
Leia Mais“ESTRATÉGIAS DE SAÍDA DA CRISE PARA A DISTRIBUIÇÃO AUTOMOTIVA – O PAPEL DO PÓS-VENDA”
Prime Action LIVE! com Carlos Campos e Marco Botelho Convidados:...
Leia MaisBate-papo com Líderes do Setor -“ESTRATÉGIAS DE SAÍDA DA CRISE PARA A DISTRIBUIÇÃO AUTOMOTIVA”
Prime Action LIVE! com Carlos Campos e Marco Botelho Convidados:...
Leia MaisNotícias do Mercado
Como definir o uso de tecnologias baseando-se no desejo do cliente
O atendimento baseado na experiência do consumidor é uma realidade,...
Continue lendoEmpreendedoras apostam em modelo e-commerce
Estudo avaliou que empresas lideradas por mulheres investem em mídias...
Continue lendoNova Ferroeste pode reduzir em 32% o custo para exportar produtos de MS via Paranaguá
O projeto busca implementar o segundo maior corredor de transporte...
Continue lendoInteligência Artificial impulsiona os negócios digitais no mercado
Empresa anunciou novas versões que auxiliarão as equipes de TI...
Continue lendo