Blockchain é uma ferramenta essencial de logística em meio à pandemia, afirma relatório

O relatório recém-publicado visa “entender e documentar impactos em cadeias de suprimento de organizações por conta da pandemia”

Data: 11-11-2020
Fonte: Crypto Times
Autor: Daniela Pereira do Nascimento
Blockchain é uma ferramenta essencial de logística em meio à pandemia, afirma relatório
Imagem: Unsplash/gieling

Uma força-tarefa americana com foco em tecnologia da informação e cibersegurança publicou um relatório sobre as lições aprendidas durante a pandemia da COVID-19 — incluindo uma forma em que o blockchain pode ajudar a solucionar problemas de logística.

O relatório — intitulado “Criando uma cadeia de suprimento mais resiliente para Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs)” — foi publicado por uma força-tarefa criada para avaliar o impacto da pandemia da COVID-19, que ainda está acontecendo em todo o mundo.

Publicado no dia 6 de novembro, o relatório visa “entender e documentar impactos em cadeias de suprimento de organizações por conta da pandemia”.

Uma área foca na maneira em que cadeias de suprimento abaladas pela pandemia ou crises parecidas podem ser restauradas.

Segundo o relatório (com grifo do The Block):

Durante a pandemia, quase todo meio de transporte em áreas impactadas foi afetado.

Para reduzir os impactos dos problemas no transporte e na logística, empresas de TICs podem participar de um planejamento de cenário para diferentes tipos de acontecimentos e mapear as alternativas que podem permitir que a cadeia de suprimento possa ser restaurada da forma mais eficiente possível.

Para contribuir com essas iniciativas, empresas podem usar plataformas de tecnologia que forneçam visibilidade em tempo real e em blockchain sobre a capacidade logística disponível.

Empresas também podem estudar os padrões logísticos para ajudar na identificação de fornecedores alternativos para cada rota principal.

O relatório não fornece informações específicas de quais plataformas pode utilizar. Porém, fornece um indício de como novas tecnologias estão sendo consideradas em discussões sobre preparações pós-pandêmicas e as formas como podem solucionar problemas logísticos que possam surgir.

Apesar de não estar diretamente relacionado com o relatório, uma proposta de lei do Congresso dos EUA buscava aplicar uma solução centrada em blockchain para rastrear os suprimentos detidos pelo Estoque Nacional Estratégico (SNS).

O principal argumento da proposta de lei é que a pandemia resultou em reduções significativas em suprimentos por todo o país e que mais visibilidade teria resultado em uma resposta mais eficaz.

ARTIGOS​

NOTÍCIAS DO MERCADO​