O projeto busca implementar o segundo maior corredor de transporte...
Leia Mais![cafe-wikimedia-commons-768×432[1] cafe-wikimedia-commons-768x432[1]](https://www.primeaction.com/wp-content/uploads/elementor/thumbs/cafe-wikimedia-commons-768x4321-1-qfeh0safsn8htorawx0zfqla9r9lc2jxd0y7somyt4.jpg)
Agronegócio será fundamental na retomada da economia no pós-pandemia, diz estudo
A pandemia do novo coronavírus em algum momento vai passar. A economia terá que buscar se reencontrar com a trajetória do crescimento, para sair do buraco em que o vírus a jogou, e o agronegócio, com seus mais de 40 subsetores, será fundamental para sua recuperação.
A conclusão é de um estudo setorial desenvolvido pela TCP Partners, uma boutique de investimentos e gestão com atuação de abrangência internacional e com escritório também na cidade de São Paulo. De acordo com o levantamento, o café, a soja e o milho apresentarão o maior crescimento de receita com expansão de 26%, 14% e 13,5%, respectivamente.
“O agronegócio será fundamental para a recuperação da economia, pois vai garantir em 100% o abastecimento da população brasileira e suprirá o mundo com alimentos no pós Covid-19”, prevê o economista-chefe e responsável por estratégia de mercado da TCP Partners, Ricardo Jacomassi.
De acordo com o levantamento, o café, a soja e o milho apresentarão o maior crescimento e o favorecimento dessas culturas se dará graças à recuperação da bianualidade da safra do café.
A desvalorização do real frente ao dólar, no caso da soja – principal commodity da pauta de exportações brasileira – é outro elemento que contribuirá para o crescimento do complexo do agronegócio no pós-pandemia do coronavírus, além do milho, por ser importante insumo na cadeia alimentar e usado na produção de ração animal.
A expansão passará também pela manutenção da resiliência da indústria de fertilizantes e defensivos agrícolas, pelas exportações de proteínas animal (bovinos, suínos e aves) e pelo setor de medicamentos veterinários, que deve seguir firme com aquisições para garantir a eficiência da produção para abastecer o mercado interno.
Comércio e Serviços
A TCP Partners também avaliou o setor de comércio e serviços e observou que o transporte de carga será favorecido pelo segmento de grãos que deverá apresentar safra recorde. Já no segmento relacionado à pecuária que abastece o mercado doméstico deverá ter sua atividade impactada devido à redução do consumo interno, aponta o estudo.
“Os atacadistas e varejistas de peças agrícolas deverão ter um ano de crescimento das vendas devido à aversão de compra de máquinas novas tratores, colheitadeiras e pulverizadores motorizados pelos produtores, que deverão preservar caixa”, disse Jacomassi. Já os produtores que decidirem pela manutenção da frota atual, precisarão repor peças para manutenção.
Dados do Setor
Em 2019, o agronegócio representou 21,4% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, de acordo com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq-USP). Cresceu 3,8% sobre 2019. Os abates de bovinos no ano passado chegaram a 32,44 milhões de cabeças com crescimento de 1,2% sobre os abates feitos em 2018, segundo o IBGE. Foram 46,33 milhões de suínos abatidos, o que representou um aumento de 4,5% sobre 2018. O abate de frangos cresceu 1,9% em 2019 na comparação com o ano imediatamente anterior para 5,81 bilhões de cabeças.
De acordo com levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em parceria com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a safra de grãos deste ano quebrará mais um recorde e atingirá 249 milhões de toneladas, a maior da história. Sobre 2019, será um crescimento de 3,1%. O Valor Bruto da Produção (VBP)previsto para 2020 pelo Ministério da Agricultura e Pecuária é R$ 674,1 bilhões, sendo 6,7% superior ao VBP de 2019.
notícias agronegócio
Identificação de gado por imagem dispensa uso de brincos e marcações
A pecuária do futuro já está fazendo experimentos para tornar...
Leia MaisAnuário traz dados sobre conformidade de produtos de origem animal
Documento contém informações dos resultados das análises realizadas ao longo...
Leia MaisOutono pode favorecer a cafeicultura
Produtor pode compensar a redução da produtividade com investimento em...
Leia MaisExportações do agronegócio crescem 2,8% em fevereiro com impulso da soja
No mês passado, o faturamento com as vendas do setor...
Leia MaisArtigos
“DIGITALIZAÇÃO E NOVOS MODELOS DE NEGÓCIO NA DISTRIBUIÇÃO AUTOMOTIVA”
Prime Action LIVE! com Carlos Campos e Marco Botelho Convidados:...
Leia Mais“ESTRATÉGIAS DE SAÍDA DA CRISE PARA A DISTRIBUIÇÃO AUTOMOTIVA – O PAPEL DO PÓS-VENDA”
Prime Action LIVE! com Carlos Campos e Marco Botelho Convidados:...
Leia MaisBate-papo com Líderes do Setor -“ESTRATÉGIAS DE SAÍDA DA CRISE PARA A DISTRIBUIÇÃO AUTOMOTIVA”
Prime Action LIVE! com Carlos Campos e Marco Botelho Convidados:...
Leia MaisNotícias do Mercado
MWM acelera crescimento no início de 2021
Vendas de motores avançaram 62% e de geradores 438% no...
Continue lendoComo definir o uso de tecnologias baseando-se no desejo do cliente
O atendimento baseado na experiência do consumidor é uma realidade,...
Continue lendoEmpreendedoras apostam em modelo e-commerce
Estudo avaliou que empresas lideradas por mulheres investem em mídias...
Continue lendoMercedes supera marca de 1 mil novos Actros no Brasil
Primeiras unidades do caminhão extrapesado mais moderno da marca começaram...
Continue lendo