O projeto busca implementar o segundo maior corredor de transporte...
Leia Mais![Actros-2651-1[1] Actros-2651-1[1]](https://www.primeaction.com/wp-content/uploads/elementor/thumbs/Actros-2651-11-qfeh0mnenn0rw0zhtul80s0ipg1e1vxjc91ax0vbug.jpg)
Agro aquece mercado de caminhões
Diferentemente de outros setores da economia que acumulam perdas em razão da crise da covid-19, o agronegócio está indo muito bem e promete recorde de safra na ordem de 250,9 milhões de toneladas, segundo informações da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
A produção de grãos neste ano deverá crescer 8,8 milhões de toneladas em relação à safra 2018/2019. No que se refere ao transporte, um estudo sobre a evolução do frete rodoviário revelou que, em abril, houve o aumento de 10,1% na atividade relacionada ao agronegócio se comparado ao mês de março.
O levantamento é da Repom, empresa de gestão de frete da Edenred Brasil, e foi elaborado com base em mais de 500 mil operações no País. Esse cenário relativamente otimista está na contramão dos demais segmentos logísticos, que apresentam retração de 28,8%, de acordo com o mesmo estudo da Repom.
“Ao analisar os mesmos períodos no comparativo com o ano anterior, percebemos que o frete para o transporte de grãos de soja teve crescimento de 9,6%”, diz Thomas Gautier, head de mercado rodoviário da Edenred Brasil.
Garantia de que o transportador terá mercadoria
O valor do frete subiu para as atividades agro no Centro-Oeste (berço da atividade no País). A queda dos demais segmentos, como transporte de carga fracionada, reduziu a quantidade de caminhões na região. E, com a maior demanda por veículos que façam o escoamento da produção, o preço do frete está valorizado.
Roberto Leoncini, vice-presidente da divisão de caminhões da Mercedes-Benz, explica que, desde o início da pandemia, ele e equipe intensificaram o contato com o cliente para entender a situação de cada um.
“A nossa conclusão é que o agronegócio vai se destacar. A covid-19 não vai impactar na safra que, mais uma vez, baterá recorde. Algumas situações estão contribuindo para isso, como o câmbio que, neste momento, é favorável para a exportação”, diz o VP da Mercedes-Benz, fabricante do modelo Actros 2651 6×4, cujas vendas começaram em março passado.
Câmbio favorável
A taxa do câmbio contribuiu ainda mais para que produtores garantissem a venda da safra 2020/2021. “Nessa mesma época, no ano passado, o produtor estaria vendendo entre 15% e 18% da sua produção deste ano. Agora, cerca de 40% da produção prevista para o ano que vem já está comercializada.
Isso traz garantia para o transportador de que ele terá mercadoria para transportar”, revela Leoncini. Essa previsibilidade deixa o transportador mais seguro para fazer investimentos. E é exatamente nesse aspecto que as fabricantes de caminhões estão focadas.
O agronegócio representa 25% das vendas totais de caminhões no País, sendo que 12% desses caminhões são direcionados ao escoamento de grãos. “Esse volume traz um fôlego à economia e ao nosso negócio. Mesmo assim, sabemos que os próximos meses serão complicados”, ressalta Leoncini.
notícias agronegócio
Identificação de gado por imagem dispensa uso de brincos e marcações
A pecuária do futuro já está fazendo experimentos para tornar...
Leia MaisAnuário traz dados sobre conformidade de produtos de origem animal
Documento contém informações dos resultados das análises realizadas ao longo...
Leia MaisOutono pode favorecer a cafeicultura
Produtor pode compensar a redução da produtividade com investimento em...
Leia MaisExportações do agronegócio crescem 2,8% em fevereiro com impulso da soja
No mês passado, o faturamento com as vendas do setor...
Leia MaisArtigos
“DIGITALIZAÇÃO E NOVOS MODELOS DE NEGÓCIO NA DISTRIBUIÇÃO AUTOMOTIVA”
Prime Action LIVE! com Carlos Campos e Marco Botelho Convidados:...
Leia Mais“ESTRATÉGIAS DE SAÍDA DA CRISE PARA A DISTRIBUIÇÃO AUTOMOTIVA – O PAPEL DO PÓS-VENDA”
Prime Action LIVE! com Carlos Campos e Marco Botelho Convidados:...
Leia MaisBate-papo com Líderes do Setor -“ESTRATÉGIAS DE SAÍDA DA CRISE PARA A DISTRIBUIÇÃO AUTOMOTIVA”
Prime Action LIVE! com Carlos Campos e Marco Botelho Convidados:...
Leia MaisNotícias do Mercado
MWM acelera crescimento no início de 2021
Vendas de motores avançaram 62% e de geradores 438% no...
Continue lendoComo definir o uso de tecnologias baseando-se no desejo do cliente
O atendimento baseado na experiência do consumidor é uma realidade,...
Continue lendoEmpreendedoras apostam em modelo e-commerce
Estudo avaliou que empresas lideradas por mulheres investem em mídias...
Continue lendoMercedes supera marca de 1 mil novos Actros no Brasil
Primeiras unidades do caminhão extrapesado mais moderno da marca começaram...
Continue lendo