O projeto busca implementar o segundo maior corredor de transporte...
Leia Mais![a5803-41366711010_b920a0a901_c_mobile[1] a5803-41366711010_b920a0a901_c_mobile[1]](https://www.primeaction.com/wp-content/uploads/elementor/thumbs/a5803-41366711010_b920a0a901_c_mobile1-qfegxgwxoop2v7kp9zfd52pqttlz6ie0km3jujjyrc.jpg)
Agricultores paranaenses apostam em irrigação inteligente
Historicamente, o Estado do Paraná tem a agricultura como uma das principais atividades econômicas e vem se destacando no cenário do agronegócio brasileiro pelo aumento constante da produtividade e da qualidade dos produtos ofertados. A produção abrange os cultivos de arroz, milho, trigo, soja e feijão, além de algodão, amendoim, cana de açúcar, hortaliças, entre outros produtos.
Entre os principais fatores que contribuem para esse grande e diversificado desempenho, estão a organização dos produtores via cooperativas, o apoio do Estado e principalmente, o investimento em novas tecnologias. Neste contexto, em 2019, teve início o amplo Programa de Irrigação para o Noroeste do Paraná, denominado Projeto Arenito 3.1, com iniciativa da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento, apoio da Cooperativa Cocamar e realizado pela Universidade Estadual de Maringá. Essa região de cerca de 3 milhões de hectares possui solo de Arenito Caiuá e grande déficit hídrico. A iniciativa busca, então, a irrigação inteligente, a correção do solo, e o, consequente, aumento da produtividade.
Entre os vários benefícios oferecidos pelo Programa de Irrigação, encontram-se a redução de custos, em especial, de equipamentos, através de isenção de ICMS, as linhas de crédito junto ao Banco Regional e Desenvolvimento Econômico (BRDE) com juros entre 1% a 3%, a agilização na concessão de licença para a utilização de água dos rios e a parceria com a Companhia Paranaense de Energia (Copel) para a ampliação técnica da capacidade de transmissão de energia com mais segurança, entre outros pontos.
A Nortène tem sido grande parceira do Programa de Irrigação para o Noroeste do Paraná, fornecendo as tecnologias mais adequadas para diferentes aplicações. “Para este projeto, auxiliamos diretamente no plantio da safra de verão da soja 2019/2020, com o suporte de um reservatório de oito milhões de litros revestido com geomembrana desenvolvida especialmente pela Nortène”, destaca Edson Marques, Gerente Comercial de Geossintéticos, da Nortène.
“A tecnologia aplicada à geomembrana e utilizada na construção do reservatório viabilizou o processo de irrigação, superando os grandes desafios do solo de arenito. Desta forma, os agricultores puderam plantar e colher três safras anuais de soja ao suprir o consumo maior de água pelas plantas na época do verão, resultando assim, em um aumento da produtividade de grãos para o Estado do Paraná”, finaliza Marques.
notícias agronegócio
Identificação de gado por imagem dispensa uso de brincos e marcações
A pecuária do futuro já está fazendo experimentos para tornar...
Leia MaisAnuário traz dados sobre conformidade de produtos de origem animal
Documento contém informações dos resultados das análises realizadas ao longo...
Leia MaisOutono pode favorecer a cafeicultura
Produtor pode compensar a redução da produtividade com investimento em...
Leia MaisExportações do agronegócio crescem 2,8% em fevereiro com impulso da soja
No mês passado, o faturamento com as vendas do setor...
Leia MaisArtigos
“DIGITALIZAÇÃO E NOVOS MODELOS DE NEGÓCIO NA DISTRIBUIÇÃO AUTOMOTIVA”
Prime Action LIVE! com Carlos Campos e Marco Botelho Convidados:...
Leia Mais“ESTRATÉGIAS DE SAÍDA DA CRISE PARA A DISTRIBUIÇÃO AUTOMOTIVA – O PAPEL DO PÓS-VENDA”
Prime Action LIVE! com Carlos Campos e Marco Botelho Convidados:...
Leia MaisBate-papo com Líderes do Setor -“ESTRATÉGIAS DE SAÍDA DA CRISE PARA A DISTRIBUIÇÃO AUTOMOTIVA”
Prime Action LIVE! com Carlos Campos e Marco Botelho Convidados:...
Leia MaisNotícias do Mercado
MWM acelera crescimento no início de 2021
Vendas de motores avançaram 62% e de geradores 438% no...
Continue lendoComo definir o uso de tecnologias baseando-se no desejo do cliente
O atendimento baseado na experiência do consumidor é uma realidade,...
Continue lendoEmpreendedoras apostam em modelo e-commerce
Estudo avaliou que empresas lideradas por mulheres investem em mídias...
Continue lendoMercedes supera marca de 1 mil novos Actros no Brasil
Primeiras unidades do caminhão extrapesado mais moderno da marca começaram...
Continue lendo