Prime Action Consulting

Notícias Setoriais

Terça-feira, 05 de Dezembro de 2017 | IDGNow!
Vendas de smartphones crescem 5% no Brasil durante 3º trimestre
Redação IDGNow!

As vendas de smartphones cresceram 5% no terceiro trimestre de 2017 em comparação com o mesmo período do ano passado, segundo dados da IDC Brasil. No total, foram 11,7 milhões de smartphones comercializados no país no período entre julho e setembro, de acordo com o levantamento Mobile Phone Tracker Q3 da consultoria.

Foto: (Luiz Mazetto)

Levando também os celulares mais básicos em conta, os chamados feature phones, a venda do setor mobile sobe para 12,4 milhões no mercado brasileiro no trimestre, uma ligeira queda de 2% em relação ao mesmo período de 2016.

Queda livre

Em baixa já há algum tempo, os feature phones tiveram uma queda ainda mais acentuada no Q3, quando foram vendidas 700 mil unidades desses dispositivos no país, número 51% menor do que os 1,4 milhão de aparelhos comercializados no Q3 do ano passado. 

Abaixo da expectativa

Apesar de ter crescido 5%, a venda de smartphones ficou abaixo da expectativa da IDC para o trimestre. A consultoria cita o fim da liberação do FGTS e o adiamento de compras para a Black Friday e o Natal como os principais “vilões” para esse resultado abaixo do esperado. 

O analista da IDC, Leonardo Munin destaca ainda que os brasileiros agora estão buscando smartphones com melhores funcionalidades. “Os modelos que oferecem memória interna acima de 32GB representaram 10,6%, do total de smartphones vendidos em 2016. Em 2017, já representam 33% do acumulado das vendas até setembro”, explica. 

Além disso, aponta Munin, em 2016 foram vendidos 28,9 milhões de smartphones com telas de 5 polegadas ou mais. Até setembro de 2017, esse número já superou os 29 milhões de aparelhos.

Gasto maior

O novo estudo da IDC Brasil também constatou que o tíquete médio dos aparelhos no terceiro trimestre de 2017 teve aumento de 12,4% em relação ao mesmo período do ano passado, passando de 994 reais para 1118 reais.

Para o último trimestre de 2017, a IDC acredita que serão comercializados 13,1 milhões de smartphones e 650 mil feature phones. Já para o ano todo de 2017, a previsão da consultoria é de que sejam vendidos 52,1 milhões de aparelhos no país, um crescimento crescimento de 6% em comparação com o ano passado.

Compartilhe:

FILTRE SUA BUSCA POR SEGMENTO


FILTRE SUA BUSCA POR EXPERTISE


FILTRE SUA BUSCA POR AUTOR