Prime Action Consulting

Notícias Setoriais

Sexta-feira, 09 de Novembro de 2018 | Automotive Business
Vendas de máquinas crescem 10% até outubro
Redação Automotive Business

As vendas de máquinas cresceram 10,6% no acumulado de janeiro até outubro na comparação com mesmo período do ano passado. Dados da Anfavea, associação que reúne os fabricantes, indicam que o volume superou as 39,6 mil unidades, entre máquinas agrícolas e rodoviárias, contra as 35,8 mil entregues há um ano.

O volume está próximo ao que a Anfavea espera para o ano, quando espera alcançar a venda de 47 mil unidades, o que representaria um aumento de 11% sobre as vendas de 2017, que fecharam em 42,4 mil. Para isso, o setor teria que entregar algo em torno de 3,7 mil em cada um dos dois meses restantes de 2018. O setor tem registrado média acima de 4 mil unidades nos meses do segundo semestre, o que reflete especialmente a forte demanda do setor agrícola e o que pode resultar em um volume ainda maior que o projetado pela entidade.

Isso porque outubro se igualou com as vendas de agosto, o melhor mês do ano até então: foram pouco mais de 5 mil unidades vendidas, um aumento de 35,3% sobre outubro do ano passado e também alta de 2,6% na comparação com setembro.

O setor de máquinas também vem sendo prejudicado com a baixa demanda do mercado argentino. Com isso, as exportações tiveram queda de 5,5% no acumulado do ano ao embarcar 10,7 mil unidades. Em outubro, as vendas para outros países foram ainda menores do que as de setembro, passando de 1.092 para 1.020 máquinas.

Apesar disso, a demanda do mercado interno sustenta a alta de 15% da produção do setor, que em dez meses entregou mais de 53,5 mil unidades. Para 2018, a Anfavea acredita que o segmento deva manter este patamar de crescimento, de 15%, e atingir as 61 mil unidades no acumulado até dezembro, uma vez que as exportações, segundo a entidade, devem ficar estáveis com 14 mil.

Compartilhe:

FILTRE SUA BUSCA POR SEGMENTO


FILTRE SUA BUSCA POR EXPERTISE


FILTRE SUA BUSCA POR AUTOR