Prime Action Consulting

Notícias Setoriais

Segunda-feira, 23 de Julho de 2018 | Diário do Grande ABC
Venda de carros com isenção de impostos para pessoas com deficiência dispara em 2018
Redação Diário do Grande ABC

A venda de carros para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida disparou nos primeiros seis meses de 2018. Um levantamento da Associação Brasileira da Indústria, Comércio e Serviços de Tecnologia Assistiva (Abridef) mostra que as vendas de carros com isenção de impostos já atingiram, no primeiro semestre de 2018, quase que a totalidade do volume de veículos vendidos na mesma condição em todo o ano passado (2017). Em 2016, foram registradas 139 mil unidades. Já em 2017, o número passou de 187 mil carros.

O desempenho crescente desse mercado deve-se à lei de isenção para pessoas com deficiência, que vigora há mais de 20 anos e, em 2013, foi estendida a familiares das pessoas que não podem dirigir, como as que têm deficiência visual, mental ou física grave, sem falar nas pessoas com mobilidade reduzida em graus elevados, como: tendinite crônica e problemas graves na coluna, quadril, joelho e outros. Isso significa que, praticamente, uma pessoa em cada dois brasileiros tem direito à isenção de impostos na hora da compra de automóveis zero quilômetro.

“Pela legislação em vigor, milhares de brasileiros se enquadram no direito à compra de automóveis de até R$ 70 mil com isenção de impostos (IPI, IPVA, IOF e ICMS). O benefício pode gerar um desconto no valor total do carro, que pode chegar a até 30%. Os veículos são registrados no nome da pessoa beneficiada pela lei, mas também poderão ser conduzidos pelos tutores ou cuidadores legais”, informa Rodrigo Rosso, presidente da Abridef.

O especialista também é organizador da Mobility & Show 2018, uma das maiores feiras de tecnologia e inovação para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. Neste ano, o evento rola entre 27 e 29 de julho no Rio de Janeiro, 21 a 23 de setembro em São Paulo e 23 a 25 de setembro em Minas Gerais. Vale destacar que, assim como todas as atrações, a entrada é gratuita.

“Somente na Mobility Rio 2018 serão mais de 10 marcas de automóveis com seus carros adaptados à disposição do público. Os visitantes poderão realizar test-drive e obter todas as informações e orientações sobre a compra e as isenções”, conta Rosso. Estarão presentes: Fiat, Jeep, Citroën, Toyota, Nissan, General Motors, Honda, Volvo, BMW e Peugeot.

Compartilhe:

FILTRE SUA BUSCA POR SEGMENTO


FILTRE SUA BUSCA POR EXPERTISE


FILTRE SUA BUSCA POR AUTOR