Prime Action Consulting

Notícias Setoriais

Quarta-feira, 09 de Janeiro de 2019 | Investing.com Brasil
Shoppings apostam em marketplace para integrar vendas físicas e on-line
Redação Investing.com Brasil

Depois da Cyrela Commercial Properties (CCP), e do Shopping Cidade Jardim, do grupo JHSF (SA:JHSF3), criar seu “marketplace”, agora é a vez do Iguatemi (IGTA3) e Sonae (SA:SSBR3) investirem para lançar seus serviços de venda pela internet ainda no primeiro semestre do ano. As informações são da edição do Valor, desta terça-feira. Outro projeto que também deve sair do papel até o final do ano é da Multiplan (SA:MULT3).



De acordo com a reportagem, o Iguatemi planeja lançar seu portal de vendas on-line no primeiro semestre deste ano, com produtos de 60 a 70 grifes parceiras de seus 17 empreendimentos no país.

Glauco Humai, presidente da Abrasce, em entrevista ao jornal, destacou que em até um ano e meio todos os principais shoppings do país terão colocado em prática essa nova modalidade de negócios, integrando as lojas físicas de seus empreendimentos ao mundo digital.

Para ele, o varejo não pode ser mais dividido entre o físico e o virtual, com o varejista estando disponível para atender seus clientes 24 horas por dia. E a entrega pode ser em casa, no escritório ou até mesmo a retirada em uma loja física, tudo no menor prazo possível.

Para especialistas, é esse o grande desafio do varejo, principalmente shoppings, que nada mais são do que grandes empreendimentos imobiliários, com remuneração baseada em um valor fixo por locação dos espaços, além de uma parcela variável do faturamento das lojas.

A reportagem cita que, em meados de 2017, as empresas do setor discutiam na Abrasce formas de cobrar algum tipo de taxa das varejistas nas situações em que o cliente compra no site da marca e apenas vai buscar o produto na loja do shopping. O entendimento era que esse cliente entrava no shopping apenas para retirar o produto, com a venda não entrando na contabilidade da loja e não remunerando dos shoppings.

Hoje, a realidade é outra as companhias passam a enxergar uma nova oportunidade de negócios, com os marketplaces, oferecendo serviços de infraestrutura tecnológica, com plataforma integrada de pagamento e logística para entrega dos produtos.

Compartilhe:

FILTRE SUA BUSCA POR SEGMENTO


FILTRE SUA BUSCA POR EXPERTISE


FILTRE SUA BUSCA POR AUTOR