Prime Action Consulting

Notícias Setoriais

Quinta-feira, 09 de Agosto de 2018 | Revista PEGN
Prometendo vender carros em até 50 minutos, startup fatura R$ 25 milhões
Amanda Oliveira

Quando o paranaense Ycaro Martins fundou a Cash Auto, 2016, ele tinha uma ideia em mente: vender carros em até 50 minutos no máximo. A proposta deu certo e virou um negócio que fatura R$ 25 milhões por ano. A plataforma permite que os donos cadastrem seus veículos e escolham as melhores propostas de compra.



A experiência como gerente em algumas concessionárias ajudou o empreendedor a tirar sua ideia do papel. “Eu percebi que as pessoas queriam agilidade no negócio. Elas não estavam dispostas a ficar esperando. Lembrei que quando era vendedor e levava menos de uma hora para avaliar e compra de um carro, ganhava elogios”, diz Martins.

No início, o empresário criou um grupo no whatsapp com os lojistas. Assim, começou atuar como intermediário para vender os carros dos amigos. Com o tempo, o negócio foi crescendo e o paranaense convidou o amigo Alison Vilas Boas para integrar o time da empresa. O intuito era que ele ajudasse a fortalecer a identidade visual da marca.

Como funciona

Quem quer vender seu carro, pode cadastrá-lo na plataforma. Um consultor da startup irá fazer a avaliação prévia do veículo. Após esse processo, a Cash Auto manda mensagens para os compradores com um alerta informando que o carro está disponível na plataforma.

O sistema da Cash Auto reúne concessionárias e vendedores autônomos que trabalham no segmento automotivo. Eles fazem a proposta para o cliente e a empresa seleciona as três melhores ofertas e as envia para o dono do veículo. “Tentamos negociar com os lojistas para chegarmos ao melhor valor para o cliente”, diz o empreendedor.

A regularização da documentação do veículo também é realizada pela empresa. “Auxiliamos nos processos de financiamentos e até na parte de dívidas atrasadas”, afirma.  Para monetizar o negócio, a startup cobra do cliente uma taxa de 1,75% sobre o valor de venda do carro.

Nas lojas da Cash Auto não há automóveis. Os veículos só passam por lá para realizarem a avaliação. “Os 50 minutos envolvem o tempo de chegar na loja, fazer as avaliações e receber as ofertas”, explica o empreendedor. Hoje, a empresa trabalha em média 800 clientes por mês. Desde a sua fundação, a empresa já vendeu de 7 mil carros.

Compartilhe:

FILTRE SUA BUSCA POR SEGMENTO


FILTRE SUA BUSCA POR EXPERTISE


FILTRE SUA BUSCA POR AUTOR