Prime Action Consulting

Notícias Setoriais

Sexta-feira, 08 de Junho de 2018 | Revista Época Negócios
Metade da população do mundo ainda não usa uma conta bancária
Redação Época Negócios

Relatório divulgado pelo Banco Mundial nesta quinta-feira (7) aponta que o percentual da população mundial que movimenta uma conta bancária formal (53%) está praticamente estagnado, na contramão do intenso avanço tecnológico do setor financeiro em criptomoedas e em pagamentos móveis.



Realizada a cada três anos, a pesquisa mostra também que o número de pessoas com carteira formal no banco subiu de 61% em 2014 para 67% em 2017. O aumento recente, contudo, engloba também contas inativas. Ou seja, que não são movimentadas por usuários.

Neste sentido, a instituição financeira internacional destaca que a participação de contas ativas nos bancos cresceu de 52% para 53%. Em países de renda baixa e média, a situação é ainda pior. Na maior parte deles, menos da metade da população possui contas com movimentação.

Embora o setor tenha registrado ganhos substanciais de 2014 a 2017, a proporção de adultos bancarizados ativos avançou de 44,4% para 45,54% nos países mais pobres.

Há, inclusive, países em que o número de contas bancárias caiu - estejam elas ativas ou inativas. Nigéria e México estão entre os países com queda mais significativa, de 44,4% para 39,7% e de 39,1% para 36,9%, respectivamente.

A pesquisa foi realizada pelo Banco Mundial com 150 mil correntistas de todo o mundo.

Compartilhe:

FILTRE SUA BUSCA POR SEGMENTO


FILTRE SUA BUSCA POR EXPERTISE


FILTRE SUA BUSCA POR AUTOR