Prime Action Consulting

Notícias Setoriais

Sexta-feira, 14 de Julho de 2017 | Automotive Business
Jaguar aposta em mais SUVs e revela E-Pace
Redação Automotive Business

A Jaguar revelou ao mundo na quinta-feira, 13, em Londres, o segundo SUV de sua história, o E-Pace, em uma apresentação com direito a quebra de recorde para o Guiness Book (veja vídeo abaixo). O modelo compacto de cinco lugares é o segundo da nova família de utilitários esportivos da marca, composta pelo primeiro SUV F-Pace, que já é vendido no Brasil. Será oferecido em três versões de acabamento – S, SE e HSE – e duas versões de motorização, Ingenium 2.0 diesel com 150 cv, e Ingenium turbo 2.0 a gasolina de 300 cv. Ainda não há informações confirmadas pela empresa se o modelo virá para o mercado brasileiro.



Fabricado em uma nova planta do grupo Jaguar Land Rover na Áustria, o novo E-Pace passou por 25 meses de testes, percorrendo quatro continentes em variadas condições climáticas e de terrenos. Seu design externo é inspirado no superesportivo F-Type, especialmente pela grade frontal.

“Os princípios de design estabelecidos na Jaguar garantem que o E-PACE seja imediatamente reconhecido como um carro esportivo dentro de seu segmento. Esse novo SUV compacto combina o espaço interior, a conectividade e a segurança com o tipo de proporções de design e desempenho, atributos que não são geralmente associados a um veículo tão prático”, afirma o diretor de design da Jaguar, Ian Callum.



Internamente, a tecnologia embarcada completa o design sofisticado. Como item de série, o SUV traz tela de 10 polegadas sensível ao toque, equipada com o sistema de entretenimento InControl, que permite acesso a diferentes tipos de informações, desde números de serviços de emergência, em caso de acidente, ou mesmo o nível do tanque de combustível e a autonomia do veículo, tudo à distância por seu smartphone ou smartwatch. A tecnologia também permite ao cliente regular a temperatura do ar-condicionado ou dar a partida do modelo antes de entrar no veículo. São quatro pontos de carga de 12 volts, cinco saídas USB, ponto de acesso à internet, via wi-fi, e suporta até oito diferentes dispositivos conectados simultaneamente.

Ao volante, sistemas de condução, como o Configurable Dynamics, oferecem ao motorista total controle por meio de configurações individuais de aceleração, trocas de marcha e respostas aos comandos de direção. Quando equipado com o sistema Adaptive Dynamics ― disponível de acordo com a versão ―, diversos sensores monitoram de forma constante o comportamento do veículo, cruzando informações, como velocidade, movimentos da carroceria e das rodas, especialmente em situação de curva, comportamento da suspensão e, com isso, configura automaticamente os amortecedores e o sistema de suspensão como um todo a fim de melhorar a performance e a agilidade, dando total controle ao motorista em todas as condições.

“O Jaguar E-Pace oferece o melhor dos dois mundos: a dinâmica dos carros esportivos da Jaguar com a funcionalidade de um SUV compacto. O mais novo membro da família de SUVs Pace oferece os melhores níveis de conforto, espaço interior e soluções de armazenagem de carga de seu segmento, tudo isso aliado à tecnologia dos mais recentes motores Ingenium a gasolina e diesel da Jaguar Land Rover”, ressalta o diretor de produção do Jaguar E-Pace, Alan Volkaerts.

TECNOLOGIA A BORDO

O modelo também é o primeiro da Jaguar a ser equipado com o sistema Active Driveline, aliado à tração nas quatro rodas, configuração que varia a força enviada aos eixos traseiro e dianteiro de acordo com a situação: se na estrada, por exemplo, o modelo pode se comportar como um esportivo de tração traseira; quando exigida, toda a configuração pode ser alterada e o veículo passa a oferecer tração nas quatro rodas.

No quesito segurança, o E-Pace oferece entre diversas tecnologias uma câmera estéreo, principal acessório do sistema de frenagem autônoma de emergência, que também conta com detecção de pedestres e atua em sistemas como o Lane Keep Assist, que mantém o veículo trafegando na mesma faixa de rolamento, e no Traffic Sign Recognition, capaz de identificar e respeitar a sinalização de trânsito.

A mesma câmera estéreo também atua em conjunto com o sistema de direção elétrica e com os sensores de estacionamento traseiro e dianteiro, para criar o sistema de aviso de veículos no ponto cego do motorista, evitando colisões durante trocas de faixa. O novo sistema de detecção de trânsito lento adiante ― Forward Trafic Detection ― também avisa o motorista caso haja trânsito parado à sua frente, inclusive em situações de curva e baixa visibilidade.

Como item de série, o modelo é equipado com sistemas de auxílio a manobras de estacionamento, dispostos tanto na parte dianteira quanto na traseira. O Jaguar E-Pace também é o primeiro veículo da marca britânica a ser equipado com a mais recente geração do sistema Head-Up Display, que permite a projeção a laser no para-brisa de 66% mais informações em comparação com a geração anterior, permitindo a inclusão da projeção de informações, como limite de velocidade e direções de navegação, além de alertas de segurança e do sistema de entretenimento.

Como opcional, o painel de instrumentos de 12,3 polegadas digital e a opção de dois sistemas de som Meridian de última geração. Também pode ser equipado com o sistema de chave inteligente Activity Key, tecnologia já presente no F-Pace e em alguns modelos da Land Rover, traz uma pulseira totalmente à prova d’água e de choques que permite que o veículo seja totalmente trancado com a chave dentro, dando maior liberdade ao motorista nos casos em que não queira levar a chave consigo. A pulseira faz a função da chave e, mesmo que o veículo seja violado, tendo, por exemplo, os vidros quebrados, somente a pulseira pode destravá-lo.

NO LIVRO DOS RECORDES

O novo Jaguar E-Pace fez durante sua estreia mundial ao público uma manobra radical: um salto completo de 15,3 metros de comprimento com direito a uma manobra em espiral de 270°, que foi considerada pelo auditor do Guinness World Records como o mais extenso espiral já realizado por um veículo de produção. A ação, inspirada nas manobras de automóveis do cinema, foi realizada no centro de exposições ExCeL, na capital britânica, um dos únicos locais no Reino Unido grande o suficiente para acomodar a arrancada de 160 metros e a escapada para o salto de 15 metros. Atrás do volante estava o veterano motorista dublê Terry Grant, que completou acrobacias em várias filmagens de filmes e possui 21 títulos no livro dos recordes.

FILTRE SUA BUSCA POR SEGMENTO


FILTRE SUA BUSCA POR EXPERTISE


FILTRE SUA BUSCA POR AUTOR