Prime Action Consulting

Notícias Setoriais

Quarta-feira, 17 de Maio de 2017 | IDGNow! / PC World / EUA
Especial: o que deve ser anunciado na conferência Google I/O 2017
Redaçao PC World / EUA

Nesta quarta-feira, 17/5, o Google dará o pontapé inicial em sua conferência anual de desenvolvedores I/O e o ano para o Android finalmente vai começar de verdade.

A empresa tem estado ocupada, mas até que o CEO Sundar Pichai suba ao palco do Shoreline Amphitheater, nos EUA, não saberemos com certeza o que a gigante preparou para o restante de 2017. 

No ano passado, pudemos ver o Google Assistant, o Daydreah, o Home, o Allo, o Duo e, obviamente, o Android N. Por isso, mal podemos esperar pelo que a companhia vai mostrar no I/O 2017.

Android O

Android e o I/O vão bem juntos como arroz e feijão, ovos e banco e por aí vai. Por isso, sabemos que o novo Android O vai ocupar uma boa parte da keynote do evento. Já ficamos sabendo de algumas coisas reveladas pelo Google, como o interessante Project Treble, que permitirá às fabricantes entregarem seus updates de maneira muito mais rápida.

Mas no I/O deveremos saber muito mais sobre o novo sistema do Google, já que o primeiro beta de verdade do Android O deve ser liberado durante o evento para desenvolvedores.

Google Home

O Google está falando sério sobre levar IA para a casa dos usuários. Sob pressão da Amazon, Microsoft e Apple, o Home tem uma batalha de verdade nas mãos, e será preciso mais do que algumas novas habilidades para segurar seus rivais.  

Como a Amazon expandiu sua linha de aparelhos Echo com os recentes Look, com uma câmera, e Show, com uma tela LCD, adoraríamos ver o Google fazer o mesmo com o Home, usando o I/O para revelar novos produtos da família.

googlehomeluzes_625.jpg

Google Assistant

Desde sua apresentação no I/O do ano passado, o Assistant cresceu significativamente. Depois de começar no Home e no Allo, o Assistant foi levado para um bom número de smartphones Android, smartwatches Android Wear, Android Auto e Android TV. 

Além de mais ações e mais inteligência, queremos um reconhecimento de prioridade para que mais de um aparelho não responda ao usuário ao mesmo tempo. Se estamos na sala de estar, por exemplo, o Home deve responder às perguntas, e se o nosso celular está no bolso, é ele que deve responder – e por aí vai.

googleassistant_625.jpg

Daydream

A I/O vem sendo o palco dos lançamentos dos esforços de Realidade Virtual (VR) do Google, com o Cardboard e o Daydream sendo apresentados no grande palco do evento. E a edição 2017 da conferência pode testemunhar outro grande passo neste sentido. 

Na semana passada, o Google anunciou a compra da Owlchemy Labs, a desenvolvedore responsável por games de realidade virtual premiados como Job Simulator e Rick and Morty: Virtual Rick-ality. Apesar disso não significar necessariamente que o Google esteja trabalhando em um sistema próprio de realidade virtual, levanta sim algumas possibilidades interessantes.

Gostaríamos também de ver algo um pouco mais poderoso do que o Daydream View, com gráficos no estilo de consoles e rastreamento de movimentos de mão completo.

googledaydreamview_625.jpg

Android Wear

O Android Wear 2.0 foi um grande anúncio no I/O do ano passado, mas o caminho foi cheio de percalços. Primeiro o sistema foi adiado por meses e, então, quando finalmente chegou, em 2017, havia poucos smartwatches prontos para a atualização. 

Por isso, é pouco provável que o Google fale algo sobre um Android Wear 3.0 no I/O 2017, mais provavelmente se limitando a falar um pouco sobre a plataforma de forma geral e possíveis novidades. 

Gostaríamos de ver um smartwatch Pixel, que poderia funcionar como um bom carro-chefe para a plataforma Android Wear. 

Smartphone Pixel

Como o modelo original do Pixel foi apresentado em outubro de 2016 em um evento próprio, é muito pouco provável que o Google mude a estratégia e lance o aguardado sucessor tão pouco tempo depois, ainda mais em um evento para desenvolvedores.

Mas, de acordo com rumores, existem chances de vermos um Pixel de baixo custo, que seria mais um membro da família e não o sucessor do aparelho lançado em 2016. 

googlepixelcolors_625.jpg

Android Auto

O Android Auto não recebeu muito tempo de palco no I/O do ano passado e teve um grande update em novembro de 2016 com um aplicativo separado que te permite rodá-lo no seu carro com um sistema de painel compatível. 

Mas, conforme revelado nesta semana pelo próprio Google, a conferência será palco de novos anúncios do Auto, que incluem levar o sistema para carros Audi e Volvo.

Tablets

Pensávamos que os tablets Android tinham morrido depois de 2016. Mas eles mostraram alguns sinais de vida em 2017, com o Samsung Galaxy Tab S3, lançado no MWC 2017, em Barcelona, e cada vez mais rumores de que a Motorola pode lançar um novo aparelho do tipo em breve.

Os tablets certamente estão em queda nos últimos anos, mas muito mais porque as pessoas estão frustradas com o que eles fazem (e não fazem). Não é o formato, mas a função, e adoraríamos ver o Google resolver isso com o novo Android O, com uma interface focada em tablets que finalmente aproveite ao máximo os benefícios da tela grande e os leve para um próximo nível.

 
galaxytabs3_625.jpg

FILTRE SUA BUSCA POR SEGMENTO


FILTRE SUA BUSCA POR EXPERTISE


FILTRE SUA BUSCA POR AUTOR