A Black Friday fez as vezes de Natal para muita gente. Tanto que 54% dos consumidores querem reduzir os gastos em dezembro, em plena época de Natal. O dado é de pesquisa do SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) e da CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas).

Foto: (Shutterstock)

A pesquisa mostra que 36% dos consumidores planejam manter os gastos no mesmo patamar de meses anteriores. Os que vão aumentar os gastos representam apenas 6% da amostra pesquisada.


O endividamento, segundo os dados é o principal motivo da intenção em controlar os gastos no último mês de 2017. Segundo a pesquisa, apenas 18% dos consumidores brasileiros estão com as contas no azul em novembro.

A maior parte (41%) admite estar no zero a zero, sem sobra e nem falta de dinheiro, enquanto 36% encontram-se no vermelho e não conseguem pagar todas as contas.

“O pagamento de décimo terceiro pode aliviar a situação do consumidor, mas vale lembrar que se trata de um aumento de renda temporário”, considerou em nota Marcela Kawauti, economista-chefe do SPC Brasil.

E o Natal

Esse maior controle com o orçamento não deve afetar as boas expectativas para as compras de Natal. os dados do próprio SPC Brasil mostra que 39% dos empresários do comércio apostam que as vendas de fim de 2017 serão melhores que as do ano passado.

O volume de vendas também deve ser positivo, um crescimento de 0,8% do que foi feito no ano passado. A estimativa é comemorada pelo mercado, pois os empresários apostavam na queda de 1,8% nas vendas no Natal deste ano.