Prime Action Consulting

Notícias Setoriais

Quinta-feira, 18 de Julho de 2019 | NSC Total
Cooperativas de crédito ampliam participação no sistema financeiro em 2018
Pedro Machado

As cooperativas de crédito continuaram ganhando campo entre os brasileiros em 2018. Divulgado ontem, o Panorama do Sistema Nacional de Crédito Cooperativo, elaborado pelo Banco Central, mostra um crescimento, no último ano, de 9% na quantidade de cooperados (já são 9,9 milhões), ampliação de 7% na área de atuação e incremento de 23% na carteira de crédito, principalmente na área rural e em modalidades voltadas para pequenas e médias empresas.



Os dados positivos contrastam com uma redução de 4% na quantidade de cooperativas de crédito singulares verificada no ano passado, de 967 para 925. Mas há uma explicação para a queda: além de quatro dissoluções de sociedade e duas liquidações extrajudiciais, houve 36 incorporações no segmento. São movimentos que, na avaliação do BC, permitem maior eficiência às operações por proporcionarem redução de custos, especialmente administrativos, além da possibilidade ampliação de atuação e diversificação na oferta de produtos e serviços.

Outro detalhe interessante revelado pelo estudo: nos últimos quatro anos, a quantidade de postos de atendimento físicos das cooperativas de crédito cresceu cerca de 19%. É um resultado que segue na contramão dos bancos, que reduziram em 10% o volume de agências nesse período.

Entre as regiões brasileiras, o Sul continua sendo referência na área. De acordo com o levantamento elaborado pelo BC, 15,6% da população é associada a alguma cooperativa. No Brasil, esse índice reduz para 4,2%.

Compartilhe:

FILTRE SUA BUSCA POR SEGMENTO


FILTRE SUA BUSCA POR EXPERTISE


FILTRE SUA BUSCA POR AUTOR