Prime Action Consulting

Dealer Health

Foco: Gestão Financeira da Rede de Distribuidores

Sem uma rede saudável, o modelo de negócio de um fabricante cai por terra. As condições acordadas das políticas comerciais, a gestão do risco, a capacidade de realizar investimentos, de cobrir o mercado e atender bem os clientes ficam certamente prejudicadas, minando paulatinamente o negócio até que ele se torne insustentável.

Muitas empresas preferem não atacar o problema de frente, confiando e delegando totalmente a responsabilidade aos gestores de cada revendedor ou canal.  Dificuldades técnicas de acesso e consolidação de informações e suscetibilidades políticas quanto à manipulação das informações são os principais motivos que encontramos em empresas de todos os setores para não possuir uma boa gestão financeira da sua rede de distribuidores.

Não são raros os casos de surpresas desagradáveis quando os executivos descobrem seus distribuidores tradicionais quebrando, perdendo crédito ou capacidade de investimento.

O acompanhamento analítico e o feedback constante de seus números para a Rede são fundamentais para que as oportunidades reais de melhoria, tanto no distribuidor quanto no fabricante, sejam atacadas.

 

Benefícios de uma boa Gestão Financeira do Distribuidor

Se os benefícios são claros para o fabricante preocupado em gerenciar financeiramente a Rede, muitas vezes não o são para o próprio canal, que enxerga a tentativa do fabricante como forma deste controlar o seu negócio. Consequentemente, aumenta-se a desconfiança na relação e o receio de que o fabricante ao perceber que ele, canal distribuidor, está ganhando dinheiro, busque renegociar e diminuir suas margens e ganhos.

Essa situação ressalta nitidamente a falta de uma proposta de valor clara do fabricante para os canais que aponte os benefícios coletivos e individuais que virão da gestão financeira da rede. Veja no quadro “Características de uma boa gestão financeira da rede” os principais elementos constitutivos de um programa de gestão financeira da rede.

Exemplos de benefícios da boa gestão financeira da rede:

 - Fabricante mais consciente e seguro das implicações e impactos financeiros das suas ações na Rede. Consequentemente, diminui-se o erro em lançamentos de produto, em mudanças nas políticas comerciais;

- Redução de conflitos causados por diferenças de expectativas, o que diminui o desgaste nas negociações de condições comerciais e, portanto, aumenta-se o foco no negócio na busca por clientes e vencer a concorrência.

- Possibilidade de ter parâmetros de comparação de sua loja com benchmarks ou médias das demais lojas da Rede, de mesmo porte. Este talvez seja um dos maiores benefícios práticos, que definitivamente traz possibilidades de melhor efetividade e eficiência na operação. Ao ter os seus principais indicadores comparados a outros membros do canal de mesmo porte, e naturezas semelhantes, os distribuidores reconhecem as oportunidades de melhoria para o seu negócio.

- Possibilidade de ter assessoria financeira para ajudar a prevenção de quebra e/ou recuperação do negócio.


Características de uma Boa Gestão Financeira da Rede

 - Modelo econômico aderente ao negócio
 - Alinhamento de contas e subcontas
 - Confiabilidade das Informações
 - Existência de benchmarks e figuras guias
 - Pessoal operacional e gerencial capacitado
 - Flexibilidade de análise e cruzamento de informações
 - Acompanhamento e feedback analítico mensal


Serviços Prestados

Na Prime Action, nossos clientes podem contar com um serviço completo de Gestão Financeira da Rede:

 - Concepção do Modelo Econômico Financeiro de Canais Distribuidores
 - Definição do Plano de Contas Contábil para Distribuidores
 - Desenho dos Relatórios, Análises, Indicadores e Benchmarks Financeiros
 -Treinamento em Finanças para Distribuidores
 - Alinhamento dos Sistemas de Gestão (DMS´s – ERP´s)
 - Terceirização da Coleta e Processamento das Informações
 - Publicação em Portal WEB (BI de Análise)
 - Assessoria Contínua e Call Center de Suporte a Rede
 - Consultoria Financeira para Dealers com Problemas de Saúde Financeira (Trouble Dealers)

Caso o nosso cliente ainda não possua um modelo financeiro de monitoramento e controle de sua rede, iniciamos nosso trabalho com um diagnóstico do status da gestão financeira da rede, para mapear e compreender os sistemas atuais adotados, os planos de contas, as análises realizadas, indicadores existentes, nível de compreensão e capacitação dos gestores etc. Somente após assegurar um alinhamento de um modelo de demonstrativo econômico-financeiro que seja aderente as necessidades do negócio, pode-se começar a pensar na estruturação do sistema de coleta, processamento e análise das informações.

Para processar, consolidar e analisar as informações foi desenvolvida uma ferramenta web em parceria com a Tecsinapse, de forma a assegurar qualidade de processamento, alta flexibilidade de análise e rapidez em suas tomadas de decisão.


Dealer Health
Padronização
Dealer Prime SAIBA MAIS
Eficiência
Dealer Lead SAIBA MAIS
Trade-In Total SAIBA MAIS
Retenção
CSI Monitoring - CSM - Customer Satisfaction Management SAIBA MAIS
Controle
Dealer Health SAIBA MAIS


FALE DIRETAMENTE COM NOSSO ESPECIALISTA



* Informações obrigatórias


/div>